Categorias
Memória

Coppe celebra 50 anos em emocionante cerimônia

A Coppe/UFRJ celebrou os seus 50 anos em cerimônia solene no dia 28/11, no Píer Mauá. Professores, alunos, funcionários e instituições que contribuíram para a história da Coppe foram homenageados.

Diante da Baía de Guanabara, a Coppe celebrou os 50 anos da instituição com uma solenidade emocionante, que reuniu 1.600 convidados no Píer Mauá. Na cerimônia realizada dia 28 de novembro, a Coppe homenageou 100 pessoas, entre professores, alunos, funcionários e instituições que ajudaram a construir a história da instituição.

Na abertura da cerimônia a Coppe apresentou um vídeo que destacou marcos dos anos 60, década na qual a instituição abriu suas portas na Praia Vermelha, em 1963, mudando-se definitivamente para a Cidade Universitária, quatro anos depois. Também apresentou depoimento de professores pioneiros, que ajudaram o fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra, o grande homenageado presente na cerimônia, a construir as bases do que viria a ser o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.

 O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do Secretário–executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, e de representantes de instituições parceiras que foram homenageadas pela Coppe. Entre eles, o Presidente de Furnas, Flavio Decat, o Assessor da Presidência da Petrobras, José Fantine, o diretor de Planejamento, Pesquisa e Acompanhamento Econômico do BNDES, João Carlos Ferraz, o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o Presidente da Faperj, Ruy Marques, o diretor de Administração e Finanças da Finep, Fernando Ribeiro, e a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer.

“A Coppe é uma instituição fundamental para o Brasil. Os trabalhos na pesquisa e inovação são suas marcas. Motivo de orgulho para o Brasil. Saúdo seus diretores, alunos e funcionários pelos 50 anos. Vida longa para a Coppe”, disse o ministro Marco Antonio Raupp, que entregou a homenagem Coppe 50 anos aos diretores que levaram adiante a obra do fundador da instituição.


Em seu discurso, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, destacou a importância da Coppe para o desenvolvimento do Brasil: “Além de estudos teóricos, a Coppe atua no mundo físico. Não nos restringimos ao mundo virtual. Fazemos coisas que a população pode usufruir. Fazer o país crescer é uma preocupação de todos dentro da Coppe”, afirmou Pinguelli.

 O reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi da Conceição, ressaltou o poder inovador da Coppe e usou o anagrama da sigla da instituição para defini-la. “Temos o C de coragem, O de ousadia, o PP duplo que significa muita pesquisa e o E de experiência. A Coppe é um orgulho para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Os próximos anos, tenho certeza, serão ainda mais realizadores”.


Coppe presta homenagem aos que ajudaram a construir sua história


A Coppe homenageou nesta cerimônia aqueles que ajudaram a construir a sua história, com destaque para o seu fundador, Alberto Luiz Galvão Coimbra. Ex-diretores da instituição, professores, alunos e funcionários dos 12 programas da Coppe e da Fundação Coppetec, além de suas duas Incubadoras de Empresas e de Cooperativas Populares receberam a homenagem Coppe 50 anos. Dos 14 alunos homenageados, dois são ex-alunos vencedores do Grande Prêmio Capes de Teses, nos anos 2006 e 2010.

 Na categoria empresas parceiras, receberam a homenagem Coppe 50 anos Petrobras, Furnas, Oxiteno e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como instituições parceiras, foram homenageadas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seccional do Rio de Janeiro).

 A Coppe também prestou homenagem a personalidades cuja obra e atuação refletem a cultura e a identidade do povo brasileiro. São eles o jornalista Janio de Freitas, o cineasta Silvio Tendler, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o ex-reitor da UFRJ Carlos Lessa. O carnavalesco Fernando Pamplona, o sociólogo Darcy Ribeiro e o ex-presidente João Goulart também foram homenageados in memoriam na solenidade.

Conheça os homenageados na solenidade dos 50 anos da Coppe

Eventos marcam o cinqüentenário

A cerimônia dos 50 anos da Coppe é o ponto mais alto de um calendário comemorativo que foi iniciado em 31 de janeiro de 2013, com a participação da ala “Coppe 50 Anos” no bloco da Finep “Inova que eu gosto”, que levou às ruas do Flamengo professores, alunos e funcionários da Coppe e da Fundação Coppetec. Coincidentemente, a Coppe também foi criada sob o clima de carnaval, no dia 1º de março de 1963.

Em seguida, vieram outros eventos com a inauguração dos laboratórios do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), em março, a comemoração dos dez anos do LabOceno, em abril, e a aula inaugural proferida pela presidente da Petrobras, Graça Foster, em maio. Desde abril, o Ciclo de Conferências Coppe 50 anos tem levado ao auditório da instituição palestrantes de empresas e instituições como Petrobras, GE, Braskem e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Outro evento lançado em comemoração aos 50 anos da Coppe é a série Engenharia para Poetas, que promove na Casa da Ciência encontros sobre grandes temas e desafios da engenharia atual. Também foi lançado em outubro, com o cantor e compositor Paulinho Moska, o Projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos, que reúne artistas músicos consagrados e “pratas da casa” em shows no Bloco A. Na ocasião foi homenageado o professor Saul Fuks, falecido em 2012, por sua determinação em realizar ao longo de 16 anos o projeto Quintas Musicais, um dos mais importantes e duradouros eventos culturais já realizados na universidade.

Ao lado dos professores Estevão Neiva de Medeiros, falecido em 2008, e Mário Jorge de Oliveira, Saul Fuks idealizou e promoveu o projeto na UFRJ, de 1984 a 1999, com a participação de nomes como João Bosco, Luiz Gonzaga, Paulo Moura, Sebastião Tapajós, Nelson Freire, Turíbio Santos, João Donato, Lecy Brandão, Joyce, entre muitos outros.
Um destaque da programação lançado em outubro desse ano e que será estendido até o ano que vem é o concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão, que premiará as mais belas imagens da Cidade Universitária, sede da Coppe desde 1967. A exposição das fotos premiadas acontecerá em março de 2014, no saguão do Centro de Tecnologia 2 (CT2), quando os autores das fotos receberão seus prêmios.

Até junho de 2014, outros eventos serão realizados para comemorar o cinquentenário da Coppe, como o lançamento da Publicação Coppe 50 anos, em meio impresso e virtual; o lançamento do Selo editorial Coppe 50 Anos e a exposição Exploradores do Conhecimento, que apresentará as contribuições da Coppe para a Ciência e Tecnologia e para o desenvolvimento do país nas últimas cinco décadas.