Documentário sobre as dificuldades dos trabalhadores rurais será veiculado no Fórum de Ciência e Cultura

Por Gustavo Natario

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ exibe, na próxima quinta-feira, dia 28/11, às 18h, o filme Linha de Corte. Dirigido pelo professor Beto Novaes, do Instituto de Economia da UFRJ, o documentário mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do cortador de cana, que chega a cortar 52 toneladas por dia. A exibição será no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da Praia Vermelha, localizado na Avenida Pasteur, 250, Urca.

O objetivo do filme é contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais brasileiros. Ele revela a precariedade do trabalho no interior dos canaviais das modernas usinas paulistas, cenário de pouca visibilidade social.

O lançamento de Linha de Corte é o primeiro evento público da Universidade da Cidadania (UC), uma nova unidade do Fórum de Ciência e Cultura, criada para ser um espaço para o desenvolvimento de cursos de formação com movimentos sociais e servidores públicos. O evento é uma realização do FCC e da UC com o apoio da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj) e da Fiocruz.

A produção do documentário faz parte do projeto “Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e a Sustentabilidade no Agronegócio”, coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp) Carlos Minayo.

A obra foi produzida pela VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o Instituto de Economia da UFRJ e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

O filme será distribuído para instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades da sociedade civil, como sindicatos e associações profissionais. Os órgãos interessados devem entrar em contato pelo e-mail: videosaude@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2290-4745.