OilFinder e Coppe/UFRJ firmam parceria para segurança ambiental de regiões offshore

Por Ana Paula Laport

A OilFinder, empresa residente na Incubadora , localizada no campus da UFRJ, na Cidade Universitária, firmou parceria com a Coppe/UFRJ para prever com mais exatidão o deslocamento de manchas de óleo nas regiões oceânicas e estimar a possível origem do óleo. Para isso a empresa irá acoplar modelos prognósticos e de trajetória inversa de óleo aos dados já utilizados pela Coppe/UFRJ no monitoramento de regiões exploratórias. O foco principal da parceria é a Margem Equatorial, onde se localiza grande parte dos blocos ofertados na rodada 11, realizada em maio deste ano .

O escopo da parceria inclui, inicialmente, um diagnóstico das regiões mais propensas ao surgimento de exsudações, que podem ser naturais ou induzidas pelo excesso de pressão durante a produção. Uma exsudação induzida representa grande risco ambiental, pois o vazamento pode surgir a dezenas de quilômetros, dificultando bastante o controle do volume de óleo escapado. Este risco ficou bastante evidente após recentes episódios de exsudações induzidas no Campo de Frade, na Bacia de Campos.

A utilização de imagens de satélites para detectar manchas de óleo na superfície do mar já é praticada pela Coppe/UFRJ há 15 anos. Agora, o objetivo é melhorar o monitoramento de regiões exploratórias, já que, uma vez detectada a mancha, é de extrema importância estimar, com melhor exatidão possível, sua origem e destino para, dessa forma, prevenir e minimizar os impactos ambientais causados por eventuais vazamentos.

Sobre a Incubadora

Instalada na Ilha da Cidade Universitária, a Incubadora completa 20 anos em 2014, sempre incentivando o empreendedorismo e a transferência de conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas para novos serviços e produtos tecnológicos. Com 1.900 m2, a Incubadora chega agora ao número de 23 empresas residentes e instaladas no local e mais de 48 empresas graduadas.

A atuação da Incubadora da Coppe/UFRJ está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria Coppe/UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, Centro de Pesquisas da Petrobras.

Em 2012, as empresas da Incubadora da Coppe/UFRJ, residentes e graduadas, faturaram R$ 222 milhões, o que representa um aumento de 22% em relação ao faturamento de 2011. A Incubadora é uma iniciativa da Coppe/UFRJ, que este ano completa 50 anos de atividades, e é também o braço das startups do Parque Tecnológico da UFRJ, que faz 10 anos em 2013.