Laboratório a céu aberto

Muita gente desconhece que a Cidade Universitária é de fato um laboratório a céu aberto com experiências acontecendo bem abaixo dos pés, como os experimentos realizados pelo Laboratório de Geotécnica da Coppe/UFRJ para testar novos produtos asfálticos. Há mais de cinco anos várias tecnologias de pavimentação, algumas já implantadas pelo país, são desenvolvidas pela equipe que, até o dia 15/12, volta a realizar levantamentos estruturais e funcionais das ruas da Cidade Universitária.

De acordo com a professora Laura Maria Goretti da Motta, coordenadora do Laboratório de Geotécnica da Coppe/UFRJ, embora não tenha sido renovado o contrato com o Cenpes, parceiro da universidade no desenvolvimento das tecnologias, o trabalho possibilitou restaurar mais de 8 mil metros de pavimentação com diferentes soluções e misturas de asfalto a frio e a quente. "Além de treinar alunos de graduação e pós-graduação em pavimentação ao longo de todo o período, nós também adquirimos equipamentos que possibilitarão desenvolver novos estudos", informou ela.

Os trechos experimentais implantados durante o Projeto Fundão, como foi denominada a parceria com o Cenpes, abrangiam a avenidas Pedro Calmon e Horácio Macedo; as ruas Milton Santos, Lobo Carneiro e Maria Paulina de Souza, e os acessos para as linhas Vermelha e Amarela. A Prefeitura Universitária recomenda atenção aos motoristas ao passar nessas áreas no período, pois, apesar de os levantamentos serem realizados em horários de menor fluxo e nas faixas menos ocupadas durante a semana, é essencial evitar acidentes.