Festival Villa-Lobos na Escola de Música

O 51º Festival Villa-Lobos ocorre de 8 a 24 de novembro, com um programa de música de concerto e popular, dentre várias atrações, em diferentes espaços do Rio de Janeiro e, este ano, homenageando os 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth. Pela segunda vez, o Núcleo Pedagógico será sediado na Escola de Música da UFRJ: "Teremos o III Concurso de Música de Câmara, a série Jovens Cameristas e a novidade é que as oficinas de formação em Música de câmara contarão, entre os professores, com a participação dos integrantes do Quarteto Latino-Americano, fundado no México e premiado com o Grammy Latino de 2012 pelo seu disco Brasileiro, obras de Francisco Mignone. Além dele, participarão o Quinteto Villa-Lobos, o Art Metal Quinteto e a pianista Lúcia Barrenechea", informa o professor Antonio Augusto, da EM e coordenador didático.

A Série Jovens Cameristas "tem como objetivo oferecer um espaço para a apresentação de músicos em processo de formação ou recém-profissionais. Queremos mostrar aos produtores e agentes do setor quem são os novos talentos", diz Antonio Augusto. Dentre os participantes, dois grupos são do conjunto de vencedores do Concurso de Música de Câmara de 2012 – o Quarteto Ômega e o Quinteto Lorenzo Fernandez. Outros foram selecionados a partir de trabalhos realizados na Escola. O professor Cristiano Alves, de Clarineta, fará uma apresentação especial, por sugestão do duo de clarineta e piano que integra a série, formado por Whatson Cardozo e Nathália Kato.

CD e Henrique Alves de Mesquita

Como parte da programação do 51º Festival, no dia 15 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, será lançado o CD do Art Metal Quinteto, dedicado à obra de Henrique Alves de Mesquita, que também foi professor da EM, no tempo do Império e no início da República e é "autor de óperas, mágicas, música sacra, quadrilhas, valsas e um dos criadores do tango brasileiro", salienta o professor Antonio Augusto (trompa), que integra o grupo, juntamente com João Luiz Areias (trombone) e Jessé Sadoc (trompete), ambos formados na Escola, além de Wellington Moura (trompete), que é aluno da graduação e de Eliezer Rodrigues (tuba). Saiba mais sobre o Festival pelo site do evento.