Categorias
Memória

Engenharia para Poetas: a vez do esporte

As aplicações da engenharia no esporte vão muito além dos bólidos do automobilismo de competição. Elas também estão nas camisas dos jogadores de futebol, que não encharcam e permanecem leves, e nas varas de saltar, que impulsionam os atletas cada vez mais alto. O uso da engenharia no esporte é o tema da palestra do professor Alexandre Pino, do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, dentro do ciclo Engenharia para Poetas. O evento acontece nesta terça-feira, 12 de novembro, às 18h30, no auditório da Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo), e faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos da Coppe.

 O professor Alexandre Pino promete uma apresentação bem interativa, na qual pretende mostrar ao público que a engenharia está presente nos uniformes e tênis, na instrumentação dos barcos à remo e em outros tantos equipamentos e modalidades esportivas. O pesquisador vai falar também sobre o uso da engenharia na prevenção de lesões e na melhoraria do rendimento dos atletas.

Promovido pela Casa da Ciência e pela Coppe/UFRJ, o ciclo de palestras Engenharia para Poetas conta com apoio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A proposta é estimular a discussão dos grandes temas e desafios da engenharia atual com uma linguagem acessível a todos os públicos. Os encontros são realizados sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h, na Casa da Ciência.

O ciclo prossegue até o dia 10 de dezembro, é aberto ao público e tem entrada franca. Os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo telefone: 2542-7494. Aqueles que participarem de 80% das palestras receberão certificados. Outras informações podem ser obtidas em www.casadaciencia.ufrj.br e em www.planeta.coppe.ufrj.br .

Os eventos da programação comemorativa dos 50 anos da Coppe contam com patrocínio da Braskem; GE; Halliburton; Petrobras; Eletrobras Furnas; Ministério de Minas e Energia; e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira abaixo os próximos temas e palestrantes do ciclo:

19 de novembro
Mobilidade Urbana
Paulo Cezar Martins Ribeiro – Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ

26 de novembro
Mudanças climáticas: no que isso vai dar?
Roberto Schaeffer – Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ

3 de dezembro
Construções sustentáveis: uma realidade do futuro
Romildo Toledo – Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ

10 de dezembro
O futuro da engenharia brasileira
Luiz Bevilacqua – Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ
Luiz Pinguelli Rosa – Diretor da Coppe/UFRJ