Candidatos à diretoria do HUCFF apresentam propostas

Dr. Luiz Feijó e Prof. Eduardo Côrtes, candidatos à diretoria do HU

Ontem (07/11), os docentes da Faculdade de Medicina participaram do primeiro debate com o Dr. Luiz Feijó (à esquerda) e o Prof. Eduardo Côrtes (à direita), candidatos à direção do HUCFF. Com a mediação do Prof. Hélio Rocha, presidente da Comissão de Consulta, ambos apresentaram, pela primeira vez, suas propostas de trabalho.

O primeiro a fazer suas considerações foi o Dr. Feijó, que falou sobre seus 28 anos de UFRJ e sobre sua experiência na Divisão Médica, onde, segundo ele, manejou crises diárias. Entre os planos do candidato estão a recuperação da ala D, a busca pelos direitos dos extraquadros, o alinhamento do HU com a Faculdade de Medicina (FM) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a contratação de um diretor administrativo para ter um apoio profissional à gestão. Dr. Feijó disse ter "coragem e compromisso para assumir a direção do hospital universitário".

Em seguida, o Prof. Eduardo Côrtes falou sobre a criação do grupo de trabalho que estuda alternativas para recuperação do hospital. Entre suas prioridades estão a recomposição de recursos humanos, o fortalecimento do processo de compras e licitações e a modernização do ensino clínico. O candidato, que está na UFRJ há 35 anos, também se comprometeu em buscar uma "estratégia séria de recuperação de nós mesmos".

No segundo bloco do debate, os docentes puderam direcionar perguntas aos concorrentes. Cada candidato teve dois minutos para responder sobre assuntos como modelo de gestão, recuperação de áreas desativadas do prédio, falta de recursos humanos e reativação de leitos.
No último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais e o mediador encerrou o debate dentro do tempo estimado.

O próximo debate será com o corpo discente que frequenta o hospital, no dia 13/11, às 10h, no auditório Alice Rosa.

A consulta à comunidade acontece nos dias 25, 26 e 27/11, das 7h às 19h, em urnas que estarão localizadas no hall dos elevadores, no subsolo. Tem direito a voto professores, servidores técnico-administrativo e estudantes em matrícula ativa e em atividade no HUCFF.