Helena Duncan dá dicas sobre comportamento na internet

Por Thayanne Porto

Na última sexta-feira, 18/10, a jornalista Helena Duncan conversou com os alunos do sexto período de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social sobre etiqueta na web. Helena, que tem um site dedicado a esse tema, discutiu com os futuros gestores sobre o comportamento nas redes sociais.

“O que eu vou fazer aqui é provocar”, disse a jornalista enquanto mostrava casos de extrema exposição no mercado coorporativo e quais foram as repercussões. Ao relembrar casos de grande impacto, como o do funcionário da Taco Bell que postou uma foto lambendo os produtos, foi discutido o impulso de tirar uma foto e postá-la nas redes sociais. De acordo com Helena, vivemos o fim da inocência. Ela deu uma dica importante: “Não poste nada que não possa parar no jornal ou ser dito em voz alta”.

Casos de sucesso também foram citados, como a parceria do canal de vídeos Porta dos Fundos e a rede Spoleto, que gerou um dos vídeos mais vistos do ano passado. Neste cenário de exposições, é importante ousar, mas sempre tendo em mente qual tipo de exposição a pessoa ou a empresa quer ter.

No final da palestra, Helena ressaltou que, se as pessoas observam antes de agir em uma situação social, o mesmo deve acontecer na internet. Ela aproveitou para dar algumas dicas básicas, mas que grande parte da população on-line parece esquecer: responder sempre aos e-mails, revisar antes de postar, saber diferenciar os relacionamentos do computador dos amigos íntimos e não marcar os amigos nas fotos sem consultá-los antes.

A palestra foi organizada pela professora da disciplina de Ética, do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, Cristina Ayoub Riche. Para ela, eventos como esses são importantes pois contribuem para que os alunos reflitam e ampliem sua percepção sobre os direitos e deveres humanos, sobre a virtuosidade, a justiça e a felicidade e de que modo elas podem ser alcançadas, como devemos nos comportar individual e coletivamente para a construção do bem-comum, a importância do conhecimento para transformar a sociedade, como concretizar a regra de ouro de Confúcio, que diz "não faça ao outro o que você não quer que faça a você ou somente faça ao outro o que você quer que faça como você!".