">A UFRJ promove, entre os dias 22 e 26/10, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nesta sexta e sábado, diversas atividades estão programadas no Rio e Xerém.

Últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ

Por Laura Barbosa

Cerca de 8 mil estudantes são esperados nas atividades, que tiveram início na terça-feira

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, até o próximo sábado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Diversas atividades estão programadas no Rio e em Xerém.

Exposições, oficinas, palestras, jogos didáticos, exibição de vídeos, espetáculos artísticos de dança, música, teatro e poesia, narração de histórias e visitas guiadas fazem parte das atrações. As 125 atividades da SNCT deste ano estão inseridas em um “recorte” do tema denominado “Corpo em foco: a ciência e a ressignificação do ser”.

Esta sexta será a última oportunidade para os visitantes aproveitarem as atrações da Cidade Universitária.  Uma das atividades é a “Visita à Floresta”, onde os visitantes entram com lanterna em um ambiente que simula um passeio noturno pela Mata Atlântica, caminhando por entre árvores e animais empalhados, saídos diretamente do acervo do Museu Nacional.

Os visitantes também terão a oportunidade de ver como era o céu do Rio de Janeiro antes das grandes intervenções urbanas que mudaram a paisagem, em um planetário instalado no prédio da Reitoria.

Em Duque de Caxias, as oficinas que serão realizadas na Praça de Mantiquira e também no Polo UFRJ Xerém até o próximo sábado, trabalham conhecimentos diversos, que mostram como a ciência participa do nosso cotidiano. Uma oficina mostra a presença da Física no futebol e várias atividades mostram a relação entre saúde e exercícios físicos, tocando em assuntos como o controle de diabetes, bioquímica e neurociência.

A entrada é gratuita e a programação completa está disponível no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ.

Serviço:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ