IH-UFRJ realiza mesa-redonda e mostra de cinema

*Por Bárbara Guimarães – IH-UFRJ

O Instituto de História (IH) da UFRJ realiza dois eventos na próxima semana. O primeiro, promovido pelo Programa de Estudos Medievais (PEM/IH) e pela Igreja Batista Barão da Taquara, é a mesa-redonda O Espírito Santo e o Milenarismo entre a Ortodoxia e a Heresia.

Participarão a historiadora Andréia Reis Ferreira Torees, a professora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e Valtair Afonso Miranda, professor de Ciência da Religião. O evento acontece neste sábado (19/10), às 15h30, na Igreja Batista Barão da Taquara, Salão Evan, Praça Seca.

O segundo é a I Mostra de Cinema de Madureira – A Idade Média, também organizado pelo PEM-IH, nos dias 19 e 26 de outubro, na Universidade Estácio de Sá, campus Madureira. O endereço é Estrada do Portela, 222, Madureira Shopping – Pisos 5, 6 e 7. Seguem abaixo outras informações:

I Mostra de Cinema de Madureira – A Idade Média

Dia: 19 de outubro:

"O Fim da Idade Média e o Poder Papal" – Exibição do Filme O Conclave (The Conclave, Chirstoph Schrewe, 2006), seguido de debate sobre as relações de poder entre o papado e as lideranças políticas.

Debatedor: professor Guilherme Marinho (mestrando do PPGHC-UFRJ)

Horário: 10h30 às 13h

"Santidade Feminina no Início da Idade Moderna" – Exibição do Filme: Teresa, o corpo de Cristo (Teresa, el cuerpo de Cristo, Ray Loriga, 2007), seguido de debate sobre santidade e gênero.

Debatedor: professor Guilherme Antunes Júnior (doutorando do PPGHC-UFRJ)

Dia: 26 de outubro

"Relações entre Vida Religiosa e Autoridade Eclesiástica" – Exibição do Filme: Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello sole, sorella luna, Franco Zeffirelli, 1972), seguido de debate sobre São Francisco e sua relação com o papado na origem da ordem franciscana.

Debatedor: professor Jefferson Eduardo dos Santos Machado (doutorando do PPGHC-UFRJ)

Horário: 10h30 às 13h

"Idade Média com Humor: um olhar diferente sobre as lendas arturianas" – Exibição do Filme: Monty Python em busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, Terry Gillian; Terry Jones, 1975), seguido de debate sobre lendas arthurianas e suas (re)leituras contemporâneas.

Debatedora: professora Vanessa Gonçalves Paiva (mestranda PPGHC-UFRJ)