">O Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) realizou a 1ª Jornada de Trabalhos Científicos de Registro Hospitalar de Câncer, no dia 11/10, no Auditório Halley Pacheco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. O objetivo do evento foi mostrar e discutir os resultados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do hospital.

HUCFF realiza a 1ª Jornada de Trabalhos Científicos em Registro Hospitalar de Câncer

Isabella Cardoso

A mesa de abertura contou com a participação do diretor do HUCFF, José Marcus Raso Eulálio; da coordenadora do RHC e chefe do Serviço de Epidemiologia e Avaliação (Seav) do hospital, Maria Stella de Castro Lobo; e de Marceli de Oliveira Santos, representante de Marise Rabelo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ferramenta para avaliar qualidade

Marceli disse que era um prazer estar no HUCFF e saber que o registro hospitalar de câncer completava 13 anos no hospital. Parabenizou a instituição por ser referência no trabalho com RHC e frisou que essas informações de incidência da doença são fundamentais para uma boa gestão.

A representante do RHC do HUCFF, Maria Stella, afirmou que daqui a 10 anos o câncer poderá superar as doenças cardiovasculares como primeira causa de morte e que, no HUCFF, a doença já ocupa essa posição há 10 anos. Ela destacou que o RHC é uma ferramenta fundamental, pois busca avaliar a qualidade da assistência médica e o funcionamento desse setor nos hospitais.

O diretor do HUCFF, José Marcus, parabenizou os organizadores da jornada e discursou sobre o objetivo do evento. Ele também falou sobre o momento em que a universidade está vivendo em relação à aceitação ou não da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). “Enquanto essa discussão persiste, o hospital fica carente”, constatou.

Planejamento e subsídio à pesquisa

César Paro, residente em saúde coletiva no Seav, apresentou os dados do registro e explicou o que é o RHC. O Registro Hospitalar de Câncer é uma fonte de informação instalada em hospitais gerais ou oncológicos que registra os casos de câncer ocorridos no hospital, assim como os tratamentos, melhoras, óbitos etc. O seu objetivo é coletar informações para melhor atender as necessidades da administração do hospital e dos pacientes. O RHC acompanha e avalia a qualidade do trabalho para obter planejamentos e subsídios à pesquisa clínica e produzir estatísticas baseadas em evidências.

O RHC do HUCFF é vinculado ao Seav, ligado à direção-geral do hospital. Foi implantado no HUCFF em 2000, porém é importante lembrar que o RHC do HUCFF teve um atraso de dois anos para voltar a contar no banco de dados, devido ao fechamento do hospital.

O setor tem uma equipe de dois registradores, um chefe de serviço, residentes e graduandos em saúde coletiva. O material de análise é o prontuário de saúde. Os dados são provenientes do Medtrak (sistema de gestão) e o sistema informatizado de apoio ao trabalho dos RHC (SISRHC) elaborado pelo Inca.