">Acontece, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o seminário “Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais”. O evento reunirá nomes como os economistas Carlos Lessa e Theotônio dos Santos.

CFCH realiza seminário sobre criminalização da pobreza

Acontece, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o seminário “Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais”. Realizado pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o evento reunirá nomes como os economistas Carlos Lessa e Theotônio dos Santos, presentes na mesa de abertura; os professores Mauro Iasi, Ricardo Rezende, Roberto Leher, José Paulo Neto, da UFRJ, e Dênis de Moraes e Gaudêncio Frigotto, da UFF; além de  integrantes de movimentos sociais, entre outros.

O evento será realizado no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do CFCH, e no Auditório da Escola de Serviço Social (ESS), ambos no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

Confira a programação abaixo:

31/10 – Quinta-feira Auditório Manoel Maurício de Albuquerque:

9:30h – Mesa “Capitalismo, cidade e violência” (Carlos Lessa e Theotonio dos Santos)

11:30h – Mesa “Discurso e prática da violência: poder público e sociedade civil” (Mauro Iasi – ESS/UFRJ, Deley de Acari e André Constantino – Movimento Favela não se Cala)

01/11 – Sexta-feira Auditório da Escola de Serviço Social:

9:30h – Mesa “A violência e resistência no campo” (Marcelo Durão-MST, Ricardo Rezende Figueira -NEPP-DH e Profª Fernanda – UFJF)

11:30h – Mesa “Discurso e violência: mídia e sociedade civil” (Dênis de Moraes – UFF, Vito Giannotti – Núcleo Piratininga de Comunicação – e Álvaro Neiva – Grupo Intervozes).

14:30h – Mesa “Opressão e violência na cidade: trabalho, educação e conflito social” (Roberto Leher – FE/UFRJ, Wanderley Quêdo-Sinpro-Rio, Renato Prata-MTD e Renato Lima-DIEESE)

18h – Mesa “Luta de classes: um conceito superado?” (José Paulo Neto e Gaudêncio Frigotto)