UFRJ reforça apoio a professores em greve no Rio

Além do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ, manifestaram solidariedade aos professores em greve o Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), Instituto de História, Faculdade de Educação e estudantes de pós-graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ).

Por Laura Barbosa

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ reunido nesta quinta, 10 de outubro, publicou moção em apoio aos professores da educação básica do Rio de Janeiro, em sua luta pela valorização profissional e de melhores condições de trabalho. No documento, o conselho reivindica a abertura dos governos estadual e municipal a um diálogo que possibilite uma efetiva negociação com a categoria.

Além do Consuni, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e a Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ manifestaram seu apoio aos profissionais da educação através de moções publicadas esta semana.

Em nota, o Instituto de História afirmou que “a sociedade democrática não é construída com repressão policial, parlamentos fechados e/ou cercados por grades”.

A Faculdade de Educação e a direção do Ifcs se solidarizaram com os professores feridos e os estudantes de pós-graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) repudiaram “a forma truculenta e antidemocrática como os profissionais da educação e a educação pública estão sendo tratados na cidade do Rio de janeiro”. Eles também afirmaram que “somente com a promoção do ensino público de qualidade e com o respeito e valorização dos profissionais da educação será possível diminuir as desigualdades sociais”.

Desde o dia 2 de outubro, os profissionais da educação recebem manifestações de apoio da UFRJ. No dia 4, reitores das universidades federais do Rio de Janeiro, entre eles o reitor da UFRJ, Carlos Levi, manifestaram apoio à categoria também em comunicado oficial.