Jornada de Iniciação Científica terá evento unificado no período noturno

Evento marcará a primeira atividade unificada dos cursos noturnos na Jornada de Iniciação Científica.

Por Danilo Dornelas

Pela primeira vez será realizada uma atividade unificada durante a noite na JIC – Jornada de Iniciação Científica. A iniciativa é da GT Cursos Noturnos do Fundão.  O evento será realizado na Faculdade de Farmácia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Uma mesa-redonda debaterá o tema “Ciência, filosofia e arte: encontros e despedidas em pleno século XXI”, contando com a participação dos professores Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, e Márcio Tavares, professor emérito na Escola de Comunicação da UFRJ. Além disso, ocorrerá  a apresentação do Grupo Línguas, em verso, música e dança.

Eventos noturnos já são realizados por alguns centros de maneira independente, como os da Faculdade de Letras, mas essa é a primeira vez em que será realizada uma atividade unificada. O evento ocorrerá no dia 2 de outubro, às 18h, no Auditório Maria Tereza Loureiro Lima – Faculdade de Farmácia. Conheça os professores integrantes da mesa-redonda:

Roberto Lent é professor titular da UFRJ e atualmente diretor do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Técnico-Científico da Capes – Ensino Básico, e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Possui graduação em Medicina (1972), mestrado em Ciências Biológicas/Biofísica  (1973) e doutorado em Ciências Biológicas/Biofísica (1978) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82).

Marcio Tavares d`Amaral é professor emérito da UFRJ, atuando na Escola de Comunicação (ECO). Realiza atividades de pesquisa no Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados – Programa Idea, que fundou em 1981 e dirige desde então. Formou-se em direito e ciências sociais na PUC-Rio, fez mestrado em comunicação e doutorado em letras na UFRJ, além de pós-doutorado na Sorbonne (Universidade de Paris V). Publicou 21 livros, inclusive em colaboração com seus associados de pesquisa, nas áreas de filosofia, filosofia da comunicação e história da filosofia, romances, poesias e biografias históricas.