Concerto da OSUFRJ abre vigésima Bienal de Música Brasileira

Sob a batuta de Cláudio Cruz, titular da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e spalla da Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) abre nesta sexta-feira, 27/9, a vigésima edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Entre as atrações, a mais importante mostra de música de concerto do país promete a estreia de 72 obras: 33 que venceram o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012 e 39 encomendadas especialmente para o evento.

As peças foram divididas em seis categorias, da sinfônica ao solo, incluindo música acusmática ou eletroacústica, e serão executadas em nove concertos de 27 de setembro a 6 de outubro – os oito primeiros no Salão Leopoldo Miguez, da UFRJ, e o último no Theatro Municipal. Os concertos ocorrerão sempre às 19h, exceto nos dia 29 e 6, quando há apresentação às 17h. Os ingressos custam R$ 2,00, com venda no local, na data do espetáculo.

Rio de Janeiro, com 26 compositores, é o estado com maior representação na Bienal. Vêm a seguir São Paulo, com 14; Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com dois cada. Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catarina terão um.

Pela primeira vez, as composições serão difundidas pela Internet, para todo o mundo, mediante os seus registros audiovisuais.

O coordenador do evento, o musicólogo Flávio Silva, destaca a contribuição da EM para a sua realização: “A participação será importante como nunca, não só pelo fato de a Escola abrigar a quase totalidade dos concertos, como por ceder espaço e tempo para ensaios, gerando mudanças nas rotinas da Casa. A OSUFRJ já participou de outras bienais e professores dessa Escola integram, há anos, as Comissões de Seleção que organizamos”.

Criada em 1975, a Bienal se consolidou como vitrine privilegiada da nossa produção musical. O maestro André Cardoso, diretor da EM, aponta a diversidade como uma de suas características mais marcantes. “As obras selecionadas para a edição deste ano comprovam uma vez mais o pluralismo que sempre caracterizou a iniciativa, abarcando os mais variados gêneros, técnicas, estilos e propostas, sem sectarismos estéticos ou ideológicos”, disse.

O patrocínio é do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e conta com o apoio da Academia Brasileira de Música, da Rádio MEC e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv).

Confira a programação no site.

SERVIÇO:

Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez: Rua do Passeio 98, Lapa. Tel.: (21) 2262-8742. Lotação: 600 lugares.
Theatro Municipal: Praça Floriano, Centro. Tel.: (21) 2332-9134.

Setor de Comunicação – Escola de Música da UFRJ