Vice-presidentes da Braskem proferem palestras no Ciclo de Conferências Coppe 50 anos

“Inovação e Tecnologia” e “Estratégia na formação e desenvolvimento de pessoas” são os temas das palestras a serem proferidas no dia 20 de setembro, às 10 horas, pelos vice-presidentes da Braskem Edmundo Aires, de  Inovação e Tecnologia, e Marcelo Arantes, de Pessoas e Organização. O evento integra o Ciclo de Conferências Coppe 50 anos e será realizado no auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária.

O engenheiro químico Edmundo Aires é vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Braskem desde maio de 2010. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979, possui especialização em processamento petroquímico. Antes de assumir o atual cargo na Braskem, foi gerente de Gestão de Participações em Petroquímica da Petrobras, de 2001 a 2010. Atuou ainda na Petroquisa e participou, tanto na empresa como no Cenpes – Centro de Pesquisas da Petrobras, do desenvolvimento de tecnologias de processos e de projetos básicos de diversas unidades petroquímicas e de refino.

Marcelo Arantes de Carvalho, vice-presidente de Pessoas e Organização da  Braskem, é administrador de empresas com 23 anos  de atuação  em  indústrias como Fiat do Brasil, Intelig Telecomunicações e Unilever. Tem larga experiência em implantação de políticas, práticas e estruturas  de recursos humanos, como elaboração e implementação de planejamento estratégico, projetos de desenvolvimento de liderança, gestão de clima organizacional, gestão de talentos, planejamento de sucessão, negociações coletivas.

Após as palestras, os vice-presidentes da Braskem e convidados farão uma visita ao Laboratório de Engenharia de Polimerização (Engepol), que abriga a Planta Piloto de Polímeros da Coppe, a primeira do país capaz de escalonar tecnologias para produção de micro e nanopartículas poliméricas com aplicações nas áreas médica, biotecnológica e farmacêutica.

O grupo também visitará o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), que comemora dez anos de atividade, no qual está instalado o tanque oceânico mais profundo do mundo. Com capacidade para 23 milhões de litros d’água e altura equivalente a um prédio de oito andares, no tanque oceânico são realizados ensaios e testes, sendo possível reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.

Os eventos de comemoração dos 50 anos da Coppe contam com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Furnas Centrais Elétricas, Petrobras, Halliburton, GE, Braskem, e Eletrobras.

Sobre a Coppe/UFRJ

Maior centro de pós-graduação e pesquisa em Engenharia da América Latina, a Coppe/UFRJ ajudou a criar a pós-graduação no Brasil. Em seus 50 anos de atividade, o instituto já formou mais de 13 mil mestres e doutores. Com 13 programas de pós-graduação, a Coppe é a instituição do Brasil, na área de Engenharia, com maior número de conceitos 7, concedido pela Capes a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.