Plenária de Decanos e Diretores recebe reitor da Universidade de Lisboa

Por Brunna Arakaki

No dia 26/8, o Centro de Tecnologia (CT) sediou a 82ª reunião da Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ, no Auditório André Rebouças.

O encontro que reuniu Reitoria, Prefeitura, pró-reitores, decanos e diretores da universidade, teve início com uma breve apresentação da Escola Politécnica e contou com a participação do professor António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa.

Nóvoa expôs, sob o tema O futuro da Universidade, a Universidade do futuro, perspectivas atuais do ensino superior, autonomia universitária e a importância da gestão acadêmica que resulta em práticas de convergência entre as grandes áreas do conhecimento.

Decanos e diretores participaram da apresentação, contrapondo experiências das duas universidades, e teceram importantes considerações a respeito da formação de docentes e o constante debate sobre a autonomia universitária.

Carlos Levi, reitor da UFRJ, destacou ainda o compromisso da universidade nas transformações necessárias à sua atuação como espaço de produção de conhecimento que resulta em benefícios à sociedade.

Ainda durante o encontro, foi apresentada a Comissão de Orientação de Atividades Acadêmicas (COAA), por Rosélia Pinheiro Magalhães, da Assessoria Especial de Políticas Estudantis (Superest) e pelo professor Ericksson Rocha e Almendra, diretor da Escola Politécnica da UFRJ. Ambos ressaltaram a importância da orientação sistemática das unidades acadêmicas a fim de divulgar e ampliar a discussão sobre o apoio da universidade aos estudantes.