Reitoria e decanos discutem internacionalização da UFRJ

Por Pedro Leite

Os procedimentos para estabelecer acordos e convênios entre a UFRJ e universidades estrangeiras entraram em análise durante a sessão do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) do dia 27/8.

O assunto foi colocado pela decana do Centro de Letras e Artes (CLA), Flora De Paoli Faria, que sugeriu que o grande número de propostas internacionais seja analisado e concretizado por profissionais da área. Atualmente o CSCE é responsável por este processo.

O vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, também avaliou que a universidade ainda deve se estruturar para receber e analisar as propostas. “Com a internacionalização do conhecimento e da informação, a tendência é que essa demanda cresça”, disse.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Débora Foguel, citou o exemplo de sua Pró-Reitoria, que já possui uma seção especialmente dedicada à área internacional.

O reitor, Carlos Levi, confirmou a necessidade do debate sobre a forma como os acordos são firmados, ressaltando que “a questão da internacionalização é chave para uma universidade do porte da UFRJ”.