Projeto Fundão comemora 30 anos

Inscrições estão abertas para evento comemorativo, dia 27/9

Por Nathalia Tourinho

O Projeto Fundão, mais antigo projeto de extensão da UFRJ, está completando 30 anos. Buscando sempre a atualização no uso de metodologias inovadoras e o aprofundamento dos conhecimentos em diversas áreas, o projeto tornou-se, ao longo dos anos, importante referência na relação entre a universidade e o ensino nas escolas.

Fundado pela professora emérita Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, falecida em junho deste ano, o Projeto Fundão tem como principal objetivo ajudar na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica das disciplinas de Ciências e Matemática.

Maria Laura Lopes foi a primeira doutora em Matemática no Brasil, justamente uma das duas disciplinas que mantiveram atividades, desde que o programa foi criado. Em sua fundação, as atividades abrangiam as áreas de Química, Física, Biologia, Geografia e Matemática. Atualmente, concentra-se em duas disciplinas, através do Projeto Fundão Biologia e do Projeto Fundão Matemática.

As inscrições para participar do evento estarão abertas até o dia 13/9, através do site Projeto Fundão. Confira abaixo a programação:

8h00 às 8h30  Credenciamento e Confirmação de Inscrição
 8h30 às 9h30

Solenidade de Abertura

Lançamento de Livros

9h30 – 10h30

As origens do Projeto Fundão: Homenagens às fundadoras do Projeto Fundão

9h30 às 10h30  Palestra: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ONTEM, HOJE e AMANHÃ

Professor Dr. Ubiratan D’Ambrósio

Professor Emérito da UNICAMP

Presidente de honra Brasileira de Educação Matemática

Professor da Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN

12h00 às 13h00  Almoço
 13h00 às  14h00

Exposições:

1) Vida e obra da Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes

2) Exposição de pesquisas e materiais didáticos do Projeto Fundão Biologia

3) Projeto Fundão Matemática e TV Escola: As séries "Matemática em Toda Parte 2",

"Os Exploradores de Kuont e "Sua Escola, Nossa Escola".

4) Publicações do Projeto Fundão e lançamento de livros comemorativos

5) Pôsteres.

14h00 às  15h00

Paineis simultâneos:

Resgate da memória do Projeto Fundão por meio de depoimentos de participantes:

PF – Biologia

PF – Matemática

15h00 às 15h30   Intervalo
  15h30 às 17h30

Mesas-Redondas temáticas simultâneas

MR1 – Conhecimento integrado no Ensino de Ciências e Biologia, novos rumos?

Profª Maria das Mercês Navarro Vasconcellos (Museu da Vida) e Prof. Maicon Azevedo (CEFET-RJ)

MR2 – Ensino de Matemática: Inclusão, Tecnologia e Currículo.

Profª Claudia Segadas (IM/UFRJ), Profa. Lucia Tinoco (Projeto Fundão) e Prof. Fernando Villar (CAp-UFRJ/ Projeto Fundão)

MR3 – Intuição e Lógica no Ensino da Geometria, A História do Projeto Fundão Matemática e a Transição do Ensino Médio para o Superior.