">A 1ª Conferência Interuniversitária de Cultura do Rio de Janeiro acontece na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, com participação de diversas instituições do estado.  O evento será na Praia Vermelha e é fruto de um ciclo de debates que o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) promoveu em 2012.

Universidades do Rio de Janeiro se unem pela cultura

“As universidades são grandes centros culturais. Elas produzem conhecimento e por dentro delas circula a informação. Numa sociedade que se mercantiliza e comercializa os nossos valores, a universidade pública deve defender outro conceito, em que a cultura seja pensada não como mercadoria, mas como elemento fundamental na construção de uma nação e de uma cidadania ativa e crítica.”

Com essas palavras, o professor Carlos Vainer, coordenador do Fórum e Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, defende o cumprimento dos objetivos propostos na 1ª Conferência Interuniversitária de Cultura do Rio de Janeiro, que acontece na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro.

Esse evento é fruto de uma série de debates que o FCC promoveu, em 2012, com o objetivo de definir diretrizes de uma política cultural e de difusão artística e científica da universidade. A iniciativa deu origem a um acordo chamado Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC) do Rio de Janeiro, que conta com a participação da UFRJ em parceira com diversas instituições públicas do estado.

Segundo Vainer, o FIC pretende articular as universidades para que tenham uma presença mais forte na esfera pública e cultural do estado do Rio. Uma das ideias principais seria organizar a divulgação de todas as iniciativas e eventos que as instituições de ensino superior promovem, evidenciando a presença das universidades como agentes culturais.

“Temos uma infinidade de eventos, quase sempre gratuitos, cuja divulgação é muito precária. Se juntássemos num guia cultural tudo o que as universidades públicas do nosso estado estão promovendo hoje, teríamos uma enorme quantidade de eventos, palestras, exposições, apresentações teatrais, de dança e de música que preencheria a agenda de qualquer cidadão interessado em cultura”, argumenta o professor.

A proposta, que será levada ao FIC, prevê a produção do Circuito Rio Universitário de Arte, Cultura e Ciência, uma publicação com até 100 mil exemplares, na qual seria apresentada a programação artística e cultural de todas as universidades participantes. O projeto ficaria disponível nas bancas de jornal e o público também poderia acessá-lo através da internet.

Além disso, a UFRJ pretende convidar as instituições públicas para, juntas, transformarem a Arena Minerva de Cultura e Arte em espaço educacional, realizando um grande festival universitário que envolva diversos grupos sociais e tenha grande impacto no Rio. Todas essas propostas, entre outras, serão encaminhadas à Conferência Nacional de Cultura, que acontece em novembro deste ano.

A 1ª Conferência Interuniversitária de Cultura do Rio de Janeiro será realizada, das 9h às 17h, no Salão Pedro Calmon, que fica no campus da Praia Vermelha, localizado na Av. Pasteur, 250, na Urca.

Participam do FIC, além da UFRJ, as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Acesse o link da Conferência no Portal de Eventos da UFRJ.

Confira, abaixo, a programação:

9:00 às 9:15h – Mesa de abertura
Apresentação da proposta da Conferência Interuniversitária.
9:15 às 10:15h – Mesa-Redonda

Tema 1: Democratização da Cultura: Sociedade, Estado e Mercado – Leonardo Guelman (UFF) ou Jorge Barbosa (UFF) (a definir)

Tema 2: Sistema Nacional de Cultura – Adair (UERJ) e Ricardo Lima (Uerj)

Tema 3: Universidade e Cultura na Sociedade Contemporânea – Luiz Augusto Rodrigues (UFF)