A Cidade Universitária recebe esta semana participantes do 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem. Segundo os organizadores, as políticas adotadas para a recepção de grandes eventos esportivos têm relação direta com as formas de se ofertar saúde à população.">A Cidade Universitária recebe esta semana participantes do 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem. Segundo os organizadores, as políticas adotadas para a recepção de grandes eventos esportivos têm relação direta com as formas de se ofertar saúde à população.">

Encontro discute saúde pública e grandes eventos esportivos

Por Pedro Leite

A Cidade Universitária recebe, desde o último sábado, 3/8, cerca de 400 participantes do 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEN). Com o tema “Determinantes sociais do processo saúde−doença e modelos técnico-assistenciais”, o encontro tem o objetivo de analisar e compreender a sociedade a partir das experiências vivenciadas pelos profissionais de enfermagem, inclusive em seu processo de formação acadêmica.

O tema foi escolhido tendo em vista os grandes eventos que serão sediados no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. De acordo com os organizadores, as políticas adotadas para a recepção desses eventos têm relação direta com as formas de se ofertar saúde à população.

Segundo a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, alguns impactos da organização dos grandes eventos não levam em conta interesses da população mais pobre. A Executiva ainda chama atenção “para a ocorrência de ações higienistas e da criminalização da pobreza no município do Rio de Janeiro”.

A abertura do evento foi realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A cerimônia contou com as boas-vindas da professora Maria Tyrrell, superintendente de Atividades Fora da Sede e professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), que representou o reitor Carlos Levi. A Reitoria prestou apoio à logística e organização do evento.

A professora aproveitou a abertura para registrar que a EEAN comemora este ano os 90 anos da enfermagem brasileira e latino-americana no modelo de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna.

Os debates também abordam assuntos como a importância da saúde pública e gratuita e as reivindicações por uma formação profissional que problematize mais as questões sociais.

O evento contribui, dessa maneira, para a formação dos estudantes de Enfermagem, incentivando a reflexão e atuação na transformação social, buscando continuamente uma sociedade mais saudável.

Programação

As atividades do evento serão realizadas até o dia 10/8. Palestras, reunião de gestão e uma plenária final estão previstas até o fim da semana. Também já aconteceram apresentações de trabalhos científicos, palestras sobre saúde e pobreza, avaliação da gestão 2012/2013 e um ato público que contou com oficina de preparação.

Clique aqui e confira a programação completa

Organizadores

Para a comissão, o objetivo do Encontro é contribuir para a formação dos estudantes de Enfermagem, incentivando a reflexão e atuação na transformação social, buscando, dessa forma, uma comunidade mais saudável.

O evento foi proposto à Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEN) pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem Sandra Cristina Feitosa (DASCF-UFRJ), Centro Acadêmico Raquel Haddock Lobo (CAEnf-Uerj), Centro Acadêmico de Enfermagem Walter Fernandes (CAWF-UniRio) e Diretório Acadêmico de Enfermagem (DAEnf-Unigranrio).

A ENEEnf é o maior órgão representativo dos estudantes de enfermagem do Brasil. É independente de partidos políticos, instituições religiosas, não tem fins lucrativos e tem como finalidades congregar estudantes de Enfermagem do Brasil, possibilitando unidade em suas ações.

A Executiva promove anualmente o Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem, maior e mais importante fórum deliberativo do movimento estudantil na área, com participantes vindos de diferentes estados do país.

Os coordenadores do projeto são: Elisabeth Fernanda Matheus Boniolo, Gabriela Nascimento Celestino, Pedro Ignácio Vidal Campos Figueiredo, Priscyla Cavalcante da Cunha Freire e Rodrigo Nogueira da Silva, da UFRJ; Larissa Souza Silva, Marcia Cristina Fagundes, Mariana Santana Schoeter e Natália Machado Pessoa Passos da Silva, da Uerj; e Rafael Morganti Pinheiro e Thamires Monteiro de Medeiros, da UniRio.