Categorias
Memória

Arraiá da UFRJ terá programação na Praia Vermelha e Cidade Universitária

A edição deste ano será nos dias 16, 17 e 23 de agosto e trará novidades, tendo os alunos na organização do Arraiá. O Conselho de Ensino de Graduação aprovou o último dia de evento como o “Dia de Recepção dos Calouros”, para estimular a integração entre os estudantes.

Por Laura Barbosa e Pedro Leite

O Arraiá da UFRJ traz novamente à agenda cultural do Rio de Janeiro uma das maiores festas de São João da cidade. O evento, que no último ano reuniu cerca de 10 mil pessoas no campus da Praia Vermelha, acontecerá também na Cidade Universitária.

O público terá oportunidade de interagir com diversos símbolos da cultura popular, como o casamento caipira e a quadrilha, além de aproveitar barracas de comidas típicas. O arraiá contará também com os concursos de “Barraca Mais Bonita”, “Casal Caipira Mais Original” e “Melhor Casal Dançarino de Forró”.

Coordenado desde 2004 pelo Fórum, este ano o Arraiá da UFRJ está sendo organizado, pela primeira vez, por estudantes de diversos centros acadêmicos da universidade. Eles recebem o apoio de uma comissão com representantes da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), Prefeitura Universitária, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), Grupo de Trabalho dos cursos noturnos da Cidade Universitária (GT Noturno) e do Fórum de Ciência e Cultura, responsável pela coordenação cultural e artística do evento.

Os principais organizadores são os alunos Amanda Lima de Mello, da Escola de Química; Kamilla Telles da Fonseca, de Ciências Contábeis; Leandro Jorge Martins, do Instituto de Física; Rafael Delorme Rodrigues de Souza, de Engenharia Metalúrgica e Materiais; e Rodrigo Costa Muniz, de Engenharia Civil.

O campus da Praia Vermelha continuará recebendo a festa no Campinho, das 16h à 1h, nos dias 16 e 17/8. Já na Cidade Universitária o arraiá será realizado no dia 23, das 13h às 22h, no estacionamento do Restaurante Universitário Central.

Para consolidar a realização do Arraiá da UFRJ no campus da Cidade Universitária, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou a inclusão do dia 23/8 no calendário acadêmico como o “Dia de Recepção dos Calouros”, uma vez que o evento é uma atividade de integração dos alunos.

A Pró-reitoria de Extensão agradeceu o “apoio imprescindível” para a realização do evento das decanias do Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Tecnologia, e das direções da Escola de Educação Física e Desportos, e Escola Politécnica.

“A participação dos estudantes neste ano como organizadores do Arraiá da UFRJ possibilitou-os caminhar criativamente e dar materialidade ao que era desconhecido para eles: fazer, transformar e transcender. Portanto, participar junto com os estudantes desse novo processo de construção e ressignificação do Arraiá da UFRJ para mim foi um privilégio e uma experiência única”, disse a professora Selene Alves Maia, assessora da Pró-reitoria de Extensão.

Confira a programação completa:

Praia Vermelha (Sexta-feira, 16/8)

16h  Início da festa
16h às 1h  Barracas com brincadeiras; comidas típicas e bebidas; touro mecânico, pula-pula e pau de sebo; gincana-relâmpago e brincadeiras dirigidas pelo Projeto Fazem e Acontecem, da Extensão/EEFD/UFRJ; cadeia, correio do amor, beijo e quadrilhão
19h  Acende a Fogueira; Trio Forró Dance
20h  Intervenção Repentista Miguel Bezerra
20:30h  CT q Dançar
21:30h  Intervenção Repentista Miguel Bezerra
23h  Quadrilha Buraco Quente
23:30h  Concursos (“Barraca Mais Bonita”, “Casal Caipira Mais Original” e “Melhor Casal Dançarino de Forró”)

Praia Vermelha (Sábado, 17/8)

16h  Início da festa
16h à 1h  Barracas com brincadeiras; comidas típicas e bebidas; touro mecânico, pula-pula e pau de sebo; gincana-relâmpago e brincadeiras dirigidas pelo Projeto Faz e Acontece, da Extensão/EEFD/UFRJ; cadeia, correio do amor, beijo e quadrilhão
19h  Acende a Fogueira;
19:10h  Trio Forró Beija-Flor;
19:30h  Intervenções de Teatro em Cordel com Edmilson Santini
20h  Intervenção Repentista Miguel Bezerra
20:30h  Quadrilha Mirim Corações Unidos de São João de Meriti
21:30h  Intervenções de Teatro em Cordel com Edmilson Santini
23h  Quadrilha Gonzagão – Oficial da Feira de São Cristóvão
23:30h  Concursos (“Barraca Mais Bonita”, “Casal Caipira Mais Original” e “Melhor Casal Dançarino de Forró”).

Cidade Universitária (Sexta-Feira, 23/8)

13h  Início da festa
13h às 22h  Barracas de comidas típicas e de bebidas; touro mecânico, pula-pula e pau de sebo; quadrilhas; gincana-relâmpago e atividades dirigidas pelo Projeto Faz e Acontece, da Extensão/EEFD/UFRJ
16h  Acende a Fogueira
16:30h  Multibloco
17:30h  Trio Forró Beija-Flor
18h  Quadrilha Gonzagão − Oficial da Feira de São Cristóvão
18:30h  Intervenções de Teatro em Cordel
19h  CT q Dançar. Depois, a festa seguirá com o Trio Forró Beija-Flor e concursos (“Melhor Casal Dançarino de Forró”, “Casal Caipira Mais Original”, “Barraca Mais Animada” e “Barraca Mais Original”)