Encontros sobre Sociologia Moral com Luc Boltanski

O sociólogo francês Luc Boltanski, professor da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (França) visita a UFRJ, nas próximas semanas, para uma série de apresentações, onde falará sobre sua obra. Serão cinco encontros com o autor, cujo trabalho influenciou de forma significativa a sociologia, a economia política, a história social e econômica.

Boltanski é fundador do Grupo de Sociologia Política e Moral. Sua obra inovadora teve início em 1982 com o livro “Les Cadres” e, em 1999, publicou na França sua obra mais conhecida no Brasil que é "O novo espírito do capitalismo", em coautoria com Ève Chiapello.

Nos últimos anos, republicou seu trabalho comum com Pierre Bourdieu, “A produção da ideologia dominante”, de 1976. No livro “Tornar a realidade insuportável”, revisita sua relação original com aquele autor, assim como com o grupo de pesquisa ao qual havia pertencido.

Seus livros mais recentes são “De la critique: précis de sociologie de l´émancipation” e “Enigmes et complots: une enquête à propôs d’enquêtes”.

Os encontros contarão com tradução simultânea.

6 de agosto, 17h, no IFCS
Aula Inaugural – Sociologia da Crítica, Instituições e Dominação

8 de agosto, 17h, no Salão Pedro Calmon, Praia Vermelha
Sociologia Crítica e Sociologia Pragmática da Crítica