A UFRJ terá no ano que vem 27 novos programas e projetos de extensão universitária, concentrados em linhas temáticas como desenvolvimento urbano, direitos humanos, relações de gênero e meio ambiente. As propostas somam-se às mais de duzentas atividades de extensão em andamento e foram contempladas em edital do Ministério da Educação.

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Pró-Reitoria de Extensão anuncia novos projetos para 2014

A UFRJ terá no ano que vem 27 novos programas e projetos de extensão universitária, concentrados em linhas temáticas como desenvolvimento urbano, direitos humanos, relações de gênero e meio ambiente. As propostas somam-se às mais de duzentas atividades de extensão em andamento e foram contempladas em edital do Ministério da Educação.

Resolução em vigor na UFRJ determina que 10% dos créditos ou carga horária dos cursos de graduação envolvam atividades de extensão universitária

Por Pedro Leite

A UFRJ terá no ano que vem 27 novos programas e projetos de extensão universitária, concentrados em linhas temáticas diversas, como desenvolvimento urbano, direitos humanos, relações de gênero e meio ambiente. As iniciativas são voltadas para a integração universidade-sociedade, a partir de atividades que não fiquem restritas às salas de aula, e somam-se aos 257 programas e projetos hoje apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5).

As atividades foram contempladas pelo edital ProExt 2014, lançado em fevereiro pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação (MEC). Os resultados foram anunciados pelo ministério este mês.

Cultura e arte, promoção da igualdade racial e gestão de recursos naturais são algumas das linhas temáticas das propostas aprovadas. Um dos programas vai apoiar atividades de conservação e recuperação de ecossistemas, envolvendo famílias de baixa renda e comunidades tradicionais.

A área da saúde também teve programas aprovados, como o que atuará no apoio aos dependentes químicos que vivem em situação de risco social e na prevenção do uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas. Um dos projetos vai desenvolver atividades esportivas e de lazer para populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Das 56 propostas inscritas pela UFRJ, divididas em 20 linhas temáticas e subtemas, 16 programas e 11 projetos foram aprovados.

“O ProExt tem sido um apoio importante na consolidação de programas e projetos de extensão na UFRJ, aportando recursos para material permanente e consumo, além de bolsas para os estudantes”, afirma Pablo Benetti, pró-reitor de Extensão.

A captação de recursos através das propostas aprovadas somam quase R$ 3 milhões, que serão investidos em diversas áreas de trabalho com o objetivo de ampliar os resultados das atividades.

De acordo com o professor, o programa do MEC foi uma conquista do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Ele ressalta que o ProExt envolve todos os ministérios no apoio a programas de extensão, vinculados a políticas públicas.

Para orientar a gestão desses recursos, a Superintendência Administrativa e a Divisão Financeira da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) vão convocar uma reunião com coordenadores dos programas e projetos contemplados pelo edital.

Resolução determina registro de atividades de extensão na UFRJ

Já está em vigor a resolução CEG nº 02/2013, que estabelece o reconhecimento e a integralização das atividades de extensão no currículo de todos os alunos dos cursos de graduação da UFRJ.

Tais atividades devem compor 10% do total de créditos a serem cursados pelos estudantes, de acordo com a lei federal nº 10.172, promulgada em 2001 e derivada do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

No final de 2011 a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), com o apoio dos coordenadores de extensão e de graduação, realizou a pesquisa “(Re)conhecendo a extensão na UFRJ: levantamento de atividades de extensão passíveis de receber créditos nos cursos de graduação da UFRJ“.

O objetivo foi mapear todas as atividades de extensão já creditadas pelos cursos de graduação da UFRJ e as que poderiam receber créditos, desde disciplinas obrigatórias e eletivas até a participação em programas, projetos de extensão e outros.

Os resultados apontaram que alguns cursos de graduação já creditavam as atividades de extensão realizadas pelos estudantes, seja por meio de disciplinas ou pela participação em programas e projetos de extensão.

A PR-5 lançou no mês passado uma cartilha para esclarecer os coordenadores de atividades em cada unidade acadêmica sobre os procedimentos para creditação das atividades.

A cartilha também explica as diferentes modalidades de ações de extensão – programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços – definidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

A publicação está disponível no site da pró-reitoria.