Categorias
Memória

Museu Nacional recebe pesquisadores de vários países em congresso internacional sobre múmias

O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, recebe o 8º Congresso Mundial de Estudo em Múmias entre os dias 6 e 9/8.

Pesquisadores de vários países participam do 8º Congresso Mundial de Estudos em Múmias (8th World Congress on Mummy Studies) que acontece de 6 a 9 de agosto no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. São esperados mais de 100 especialistas, de diferentes áreas, envolvidos no estudo, conservação e divulgação científica de corpos mumificados, no primeiro evento desse tipo realizado no Brasil. O último encontro aconteceu em 2011, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos.

O congresso trará várias abordagens sobre as múmias, tais como o uso de tecnologias não invasivas, temas ligados à saúde, conservação, preservação, e estudos de caso. Embora o fenômeno da mumificação esteja geralmente associado a climas secos, múmias de diferentes tipos e formas de preservação podem ser observadas nos mais variados locais. Corpos preservados podem ser encontrados no gelo, em pântanos e até em ambientes tropicais, como no Brasil.

Entre os trabalhos a serem apresentados pelos pesquisadores do Museu Nacional estão: as pesquisas desenvolvidas em Luxor, no Egito; o estudo antropológico sobre a mumificação das cabeças de Lampião e Maria Bonita; as discussões sobre a prática da plastinação, método de preservação de tecidos humanos para fins didáticos, e o uso de scanner e digitalização em 3D nas pesquisas.

O fascínio pelas múmias

Entre a inexorabilidade da morte e a excepcionalidade da preservação dos corpos sem vida, as múmias exercem um fascínio especial. No mundo contemporâneo esse fascínio divide-se entre ficção e ciência. A primeira repousa em narrativas históricas, contos, mitos e lendas, desperta e repaginada através dos romances dos séculos XIX e XX, do cinema e da televisão.

A segunda, que também sempre teve seu espaço frente ao público, vem ganhando cada vez mais destaque com a aplicação de tecnologias de ponta para desvendar os detalhes mais recônditos do ciclo de vida e morte representado nos corpos eternizados. Ambas as vertentes são continuamente alimentadas por túmulos, tumbas, estudiosos e, principalmente, acervos diversos espalhados pelo mundo.

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro detém um rico acervo de múmias preservadas por meios naturais e artificiais – inclusive três múmias brasileiras – que forma uma das mais diversas coleções da América Latina, a maior em se tratando de múmias egípcias e uma das maiores em clima tropical. Não por acaso foi escolhido para sediar o congresso de 2013, incentivando profissionais e estudantes brasileiros a debruçarem-se sobre um tema caracteristicamente multidisciplinar que agrega cientistas das áreas médicas, biológicas, humanas, tecnológicas, entre outras.

O Congresso

São esperados, além do Brasil, pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, França Itália, México, Peru, Chile, Argentina, Dinamarca, Reino Unido, Egito e China. O evento já foi realizado em cidades como San Diego (EUA), Santorini (Grécia), Turim (Itália), Ilhas Canárias (Espanha) e Arica (Chile).

A programação está dividida em conferências diárias, simpósios, apresentações orais e painéis, abordando tópicos relativos à investigação científica, conservação/preservação, aspectos museográficos, divulgação científica, entre outros.

O 8º Congresso Mundial de Estudos em  é realizado pelo Museu Nacional/UFRJ e tem como correalizadores o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

PROGRAMAÇÃO

6 de agosto – terça-feira
08:15 – Credenciamento e recepção de materiais (Hall da Biblioteca)
09:00 – Abertura (Auditório Biblioteca)
09:15 – Conferência de Abertura: Dr. Adauto Araújo e Dra. Sheila Mendonça de Souza
09:45 – Intervalo
10:00 – Simpósios I (Auditório) e II (Sala 1)
12:00 – Almoço.
14:00 – Apresentações Orais 1 e 2 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Recepção de boas-vindas
 
7 de agosto – quarta-feira
Ao longo do dia – Entrega de Pôsteres na recepção
09:00 – Simpósios III (Auditório) e IV (Sala 1)
11:00 – Intervalo
11:15 – Conferência: Dr. Bernardo Arriaza – South American mummies: conservation and research
12:15 – Almoço
14:00 – Simpósios V (Sala 1) e VI (Auditório) 
16:00 – Intervalo
16:15 às 18:15 – Apresentações Orais 3 e 4 (Auditório e Sala 1)
 
8 de agosto – quinta-feira
09:00 – Simpósios VII (Auditório) e VIII (Sala 1) 
11:00 – Intervalo
11:15 – Conferência: Dra. Sonia Guillen – The Lady of Cao and mummies of ancient Andean female rulers
12:15 – Almoço
14:00 – Apresentações Orais 5 e 6 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Intervalo
16:15 às 18:00 – Apresentações de Pôsteres (Auditório do Palácio – Museu)
 
 
9 de agosto – sexta-feira
10:00 – Simpósios IX (Auditório) e X (Sala 1)
12:00 – Intervalo
14:00 – Apresentações Orais 7 e 8 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Intervalo
16:15 – Sessão Especial: Dr. Niels Lynnerup e Dra. Claudia Rodrigues-Carvalho – WCMS, looking to the past to build the future
17:15 – Sessão de encerramento e convite para o próximo WCMS