Nota sobre ações da Reitoria para apoiar a Diretoria do HUCFF

Grupo de trabalho realizará ações diretas, apoiando e articulando o envolvimento dos diversos setores do hospital.

Desde o ano passado, quando as dificuldades enfrentadas pela Diretoria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) para gerir o hospital se tornaram mais agudas, a Reitoria vem disponibilizando amplo suporte a essa administração. Nesse período, os repasses da Reitoria de recursos provenientes do Orçamento da UFRJ, para custeios diversos no HUCFF, somaram cerca de R$ 28 milhões. Esses recursos destinaram-se a financiar parte das obras de reestruturação do hospital, o pagamento de pessoal complementar, entre outros gastos.

Em novembro de 2012, na tentativa de dar mais efetividade a essas ações, o reitor constituiu a Comissão de Apoio à Gestão do HUCFF, com o objetivo de melhor identificar as demandas relacionadas à infraestrutura predial e rotinas administrativas, e, a partir daí, propor soluções à Direção do HUCFF.

A criação da Comissão somou-se a uma série de várias outras ações da Reitoria junto ao HUCFF. O Escritório Técnico da Universidade (ETU) e a Prefeitura Universitária (PU) coordenaram trabalhos técnicos de apoio à Divisão de Engenharia do hospital, enquanto que a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) constituiu equipe de trabalho para elaborar diagnóstico nas áreas de licitações, almoxarifado, aquisições e contratos, cujo relatório foi encaminhado à Direção do HUCFF. As ações da Reitoria para apoio ao HUCFF ocorriam, até então, de forma indireta, através de transferência de recursos e de assessoria das equipes da Prefeitura Universitária, do ETU e da PR-6 à Direção do Hospital.

No dia 12 de julho deste ano, a Reitoria fez um balanço dos resultados do trabalho até aqui realizado, avaliou o nível de gravidade das circunstâncias atuais e, a partir disso, identificou a necessidade de assumir a coordenação direta, através de Comissão própria, dos trabalhos da manutenção predial, da engenharia do hospital e das compras de insumos básicos.

A decisão foi anunciada após reunião entre a Reitoria e a Direção do hospital, e tem como objetivo dinamizar a gestão e dar suporte às intervenções de rotina da infraestrutura predial. Essas atividades dizem respeito basicamente à rede hidráulica, tubulações de gás, rede elétrica e obras civis. Todas essenciais à manutenção e estabilidade das atividades do HUCFF.

A partir de agora, o grupo de trabalho realizará ações diretas, apoiando e articulando o envolvimento dos diversos setores do hospital. Os setores técnicos do HUCFF trabalharão de forma integrada à Comissão, formada por membros do ETU, Prefeitura Universitária, Escola Politécnica e coordenada pela PR-6.

Como parte do plano de ação coordenado pela PR-6, na terça-feira (16/7), a pró-reitora de Gestão e Governança, professora Aracéli Cristina, reuniu-se com os diretores dos demais hospitais universitários da UFRJ que, imediatamente, colocaram-se à disposição para se unirem nesse esforço conjunto para superar as atuais dificuldades enfrentadas pelo HUCFF.

Participam também do planejamento das ações de apoio ao HUCFF, sob coordenação da Reitoria, a Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Direção e vários professores titulares da Faculdade de Medicina.

Na semana passada, foram realizadas reuniões com a equipe da Divisão de Engenharia do HUCFF, com a área de Licitações do hospital e com o Centro Acadêmico Carlos Chagas. Outras reuniões já agendadas incluem os seguintes setores: Licitações e Contratos, Financeiro, Divisão de Atividades Gerenciais e Almoxarifado, Direção e equipe do Instituto de Doenças do Tórax (IDT).

A expertise dos demais hospitais da UFRJ será muito importante para o alcance dos objetivos aqui pretendidos. A participação dos chefes de serviço do HUCFF será também elemento essencial para o êxito dessa jornada. Para isso, a PR-6 se reunirá com os chefes de serviço e demais integrantes do corpo social do HUCFF.

A Reitoria considera importante esta interlocução transparente e direta, sem intermediários, com o corpo social do HUCFF. A clareza dessas informações é chave para que todos tenham conhecimento detalhado das ações em curso, das ações planejadas e dos espaços das responsabilidades da Reitoria e da Direção do HUCFF.

Reitoria da UFRJ

Cidade Universitária, 24 de julho de 2013