Reitor e direção do IFCS divulgam nota sobre sequestro de professor

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, e o vice-diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Rafael Haddock-Lobo, divulgaram notas oficiais neste sábado, 20/7, comentando sequestro relatado pelo professor Paulo Baía, vinculado ao instituto. Leia abaixo a íntegra das notas:

Nota do Reitor da UFRJ

É com grande preocupação que recebemos a notícia de sequestro, com a finalidade de intimidação, relatado nesta sexta-feira, 19 de julho, pelo professor Paulo Baía, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS). O professor Baía tem sido uma das vozes ativas debruçadas a analisar a efervescente conjuntura política pela qual passa o Brasil. Seu depoimento, conforme divulgado amplamente pela imprensa, nos provoca perplexidade e indignação, e destaca a necessidade cada vez maior, de reforço das garantias constitucionais basilares, entre elas, a liberdade de expressão, que ultimamente tem sofrido ataques. Manifestamos nossa solidariedade ao professor Paulo Baía e nossa confiança no trabalho das autoridades competentes para apuração do caso.

Carlos Levi

Nota oficial da direção do IFCS

Tendo em vista o ocorrido, na manhã de ontem, com o professor Paulo Baía, do Departamento de Sociologia deste Instituto, conforme já amplamente divulgado pelas redes sociais e pelos meios de comunicação, a Direção do IFCS vem publicamente manifestar-lhe sua solidariedade, reiterando seu total repúdio a qualquer ato que se oponha à livre manifestação de opinião. Neste sentido, exigimos dos órgãos responsáveis uma apuração dos fatos de forma rápida, ampla e isenta. A Direção do IFCS acompanhará atentamente o andamento do processo a fim de que as informações sejam efetivamente tornadas públicas e de acesso integral aos membros de nossa comunidade.

Rafael Haddock-Lobo
Direção do IFCS