">Em comemoração aos 75 anos do Instituto de Psiquiatria (Ipub), a UFRJ apresenta, no dia 9 de agosto, uma exposição com as memórias do instituto, além de palestras e exibições de música, dança e teatro.

Instituto de Psiquiatria da UFRJ completa 75 anos

O evento começa às 9h, com participação, na abertura, do reitor da UFRJ, Carlos Levi, e continua ao longo do dia com homenagens aos que fizeram a história do Ipub.

No encerramento, às 18h, haverá a apresentação do Coletivo Carnavalesco “Tá Pirando, Pirado, Pirou” e dos “Cancioneiros do Ipub”.

A recepção será realizada pelos integrantes do grupo “A Voz dos Usuários”, formado por pacientes e estudantes de Psicologia do Instituto.

A comemoração acontece no hall do auditório Leme Lopes, na Biblioteca João Ferreira, do Ipub, que fica na Av. Venceslau Brás, 71 – Botafogo.

9h – Mesa de abertura
Reitor: prof. Carlos Levi da Conceição
Decana do CCS: profa. Maria Fernanda Quintela
Diretora do Ipub: Maria Tavares Cavalcanti
Chefe do departamento de Psiquiatria e Medicina legal: prof. Jorge Adelino

9h30 – Memórias do Ipub – prof. Jorge Adelino Silva,prof. Theodor Lowenkron, profa. Ana Cristina Figueiredo e prof. Edson Saggese
Homenagem às pioneiras da clínica infanto-juvenil do Ipub:
Jovita Madeira Martins de Araújo
Ana Elisa Viana Mercadante
Maria Alzira Perestrelo
Julia Chermon
10h30 – Palestra da pesquisadora da COC  Fiocruz – Cristiana Fachinetti–“História de diagnósticos nos hospícios e suas relações com a cultura (Primeira República)”
Local: Auditório Leme Lopes

Exposições: Memórias do Ipub
   – Varal de Letras
   – Mostradas Oficinas do Ipub
   – Exposição da Biblioteca
“1938: criação do IPUB sob a óptica de Henrique Roxo”
 Local: Hall do Auditório Leme Lopes Biblioteca João Ferreira (Ipub) – 9h às 18h.

Programação da tarde
Local: Auditório Leme Lopes
14h – Grupo de Chorinho
14h30 – Coral – Somos Um