">Devido a decreto da prefeitura do Rio de Janeiro, universidade terá recesso integral nos dias 25 e 26/7 e meio expediente nos dias 23 e 29.

UFRJ terá recessos durante feriado municipal

Universidade terá recesso integral nos dias 25 e 26/7 e meio expediente nos dias 23 e 29

Por Pedro Leite e Jean Souza

Tendo em vista o feriado anunciado pela prefeitura do Rio de Janeiro por conta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) terá recesso integral nos dias 25 e 26/7 e recesso parcial nos dias 23 e 29. No dia 23, o recesso será a partir das 15h e no dia 29 valerá até as 13h.

A última sessão do Conselho Universitário (Consuni) aprovou resolução do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) alterando o calendário acadêmico deste ano. A presença de milhões de visitantes na cidade e o acesso dificultado à Cidade Universitária, no período de realização da Jornada, entre outros, foram motivos elencados pelo CEG para justificar a decisão.

Durante a sessão do Consuni, foi ressaltado que o campus da Praia Vermelha não terá quaisquer atividades vinculadas à Jornada. Já a Cidade Universitária sofrerá intervenções no trânsito, devido à proximidade entre o campus e o Aeroporto Internacional Tom Jobim e à presença de ônibus de peregrinos no campus.

Data de volta às aulas será mantida

O final do primeiro semestre letivo, até então marcado para o dia 3/8, foi prorrogado para o dia 10/8. Segundo a pró-reitora de Graduação, Angela Rocha, o início do segundo período letivo de 2013 foi mantido para o dia 19/8, para que o calendário de aulas e o período de férias de 2014 não sofressem alterações.

O início do semestre letivo de 2014 continua marcado para 3/2. Assim, o primeiro período do ano que vem será encerrado no dia 11/6, antes do início da Copa do Mundo, que também afetará a cidade.

Como o calendário acadêmico é válido para toda a universidade, o Polo da UFRJ em Xerém e o campus de Macaé também entrarão oficialmente em recesso.

Trânsito na Cidade Universitária será alterado

Vias próximas ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) passarão por intervenções já nesta segunda (15/7). Até a quarta-feira (17/7), parte da Rua Bruno Lobo ficará interditada ao tráfego e uma das pistas terá trecho com acesso em mão dupla.

A alteração se deve à etapa preparatória da JMJ, que envolve municípios vizinhos ao Rio. A Cidade Universitária servirá como centro de redistribuição de peregrinos durante a Semana Missionária e depois na JMJ.

A Rua Bruno Lobo servirá de estacionamento para ônibus especiais que levarão peregrinos do Aeroporto Internacional Tom Jobim à Cidade Universitária, com destino posterior a Niterói e São Gonçalo. Durante a JMJ, a previsão é de que 2.500 ônibus ocupem as vias do campus para transportar os participantes do evento.