UFRJ cria Comissão da Memória e Verdade

Evento de inauguração acontece na Praia Vermelha e contará com os testemunhos públicos de Jean-Marc Van der Weid, presidente da UNE em 1969, e da jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel Jones, desaparecido político brasileiro integrante da luta armada contra a ditadura militar.

Por Laura Barbosa

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugura na próxima quarta-feira (10/7) a agenda de trabalhos de sua Comissão da Memória e Verdade (CMV-UFRJ).

Representando a Comissão, estarão na mesa de instalação o reitor da UFRJ, Carlos Levi, e o diretor do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Carlos Vainer. Participam ainda o professor Marco Aurélio Santana, pelo Grupo de Trabalho e assessoramento à Comissão, e o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous.

O evento acontece às 18h30 no Salão Pedro Calmon, no Campus da Praia Vermelha, e contará com os testemunhos públicos de Jean-Marc Van der Weid, presidente da UNE em 1969, e da jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel Jones, desaparecido político brasileiro integrante da luta armada contra a ditadura militar.

A associação de docentes da UFRJ (Adufrj), o sindicato de trabalhadores (Sintufrj) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) também enviarão representantes para compor a mesa.

Criada para investigar os excessos cometidos contra professores, funcionários e servidores da universidade entre os anos de 1946 e 1988, a comissão terá um ano para fazer mapeamento e análise de documentos de arquivo relativos ao período.

O trabalho será realizado junto à Comissão Nacional da Verdade (CNV), que receberá resultados e propostas de reparação aos atingidos.

Composição

Designada pelo reitor Carlos Levi, a comissão é composta por Carlos Vainer, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ) e diretor do Fórum de Ciência e Cultura (FCC); Cristina Riche, Ouvidora Geral da UFRJ; Flávio Martins, diretor da Faculdade Nacional de Direito (FND); Luciana Boiteux, professora da FND e diretora da Associação de Docentes da UFRJ (ADUFRJ); Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE); Luiz Davidovich, professor do Instituto de Física; Marco Aurélio Santana, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS); Izaias Golçalves Bastos, servidor da UFRJ; Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICS); e Afonso Menezes, discente da UFRJ.

No Grupo de Trabalho que auxiliará as atividades da CMV-UFRJ estão: Ana Lucia Sabadell, professora da FND; Diana Maul de Carvalho, coordenadora de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Eleonora Ziller Camenietzji, diretora da Faculdade de Letras; Elson Nalon Lopes, servidor da UFRJ; Marco Aurélio Santana, diretor do IFCS; Maria Paula Araújo, professora do IFCS; Marilea Venâncio Porfírio, da Escola de Serviço Social (ESS); Sidney Lianza, coordenador do curso de Engenharia de Produção; e Paula Maria de Mello, servidora da UFRJ.

Serviço:

Instalação da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ
Quando: quarta-feira, 10/7
Onde: Salão Pedro Calmon, campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250 – Urca. CEP 22290-240)