Pró-reitora analisa colocação da UFRJ em ranking

Por Pedro Leite

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Debora Foguel, examinou a posição da UFRJ no ranking de melhores universidades da América Latina, divulgado pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). O assunto foi debatido durante o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), no dia 28/6.

No site oficial da QS é possível fazer simulações a partir de critérios de avaliação do ranking utilizados para a classificação. Dessa forma, se excluída a avaliação feita pelo empregador sobre o contratado formado na universidade, a UFRJ sobe para primeiro lugar do ranking.

Segundo a pró-reitora, a UFRJ pode não ter recebido boa avaliação nesse quesito (no ranking a nota foi 48.3 de um total de 100) porque um grande número de empregadores não respondeu ao formulário enviado pela QS.

Os conselheiros sugeriram que houvesse maior acompanhamento do aluno após sua formatura, para que assim a UFRJ possa incentivar empregadores a participarem dos levantamentos.

A QS World University Rankings é referência para estudantes, professores e pesquisadores de todo o mundo. Sua classificação é baseada em critérios como reputação acadêmica, quantidade de citações em publicações e número de professores-doutores.

A UFRJ é a universidade federal brasileira mais bem colocada, ocupando a oitava posição entre as instituições da América Latina no ranking divulgado no final de maio deste ano.

Assista aqui ao vídeo da reunião do CEPG.