Categorias
Memória

Museu Nacional comemora 195 anos

Para celebrar data, o maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul abre suas portas, de 5 a 7 de julho, com programação gratuita especial, na Quinta da Boa Vista.

Maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul abre suas portas, de 5 a 7 de julho, com programação gratuita especial, na Quinta da Boa Vista.
 
Em comemoração aos 195 anos de sua criação, o Museu Nacional/UFRJ, na Quinta da Boa Vista, apresenta uma programação especial de aniversário no fim de semana, de 5 a 7 se julho. Oficinas, novas exposições e visitas mediadas integram as atividades que levam o visitante a uma viagem pelo maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul.
 
O destaque fica por conta da abertura da exposição A (R)evolução das Plantas que, pela primeira vez, expõe os fósseis da Coleção de Paleobotânica do Museu Nacional/UFRJ. A exposição mostra a evolução das plantas e as mudanças climático-ambientais do planeta ao longo do tempo geológico e contará com material especial para pessoas com deficiência visual, como catálogos em braile e áudio-livros.
 
O Museu Nacional/UFRJ foi fundado em 6 de junho de 1818 por D. João VI, com o intuito de promover o progresso cultural e econômico no país. Inicialmente sediado no Campo de Santana, só veio a ocupar o Palácio de São Cristóvão a partir de 1892, três anos após a Proclamação da República.
 
Atualmente o Museu Nacional integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e detém a maior coleção de História Natural e Antropologia da América do Sul. As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados.
 
Confira a programação
 
Oficinas e exposições (5, 6 e 7 de julho)
 
Os Insetos
Exposição da diversidade de espécies existentes e oficina evidenciando a importância de seus aspectos biológicos.
 
Onde Tudo Começou
Atividades lúdicas no ensino de ciências com as crianças, professores e o público em geral. Exibição de telas com reproduções das pinturas rupestres do estado da Bahia e oficina de escavação, atividades de colorir, caça palavras e liga pontos.
 
O Egito no Museu Nacional: as coleções arqueológicas dos Imperadores D.Pedro I e D.PedroII
Apresentação de réplicas de peças da exposição e atividades envolvendo hieróglifos e caça palavras.
 
Conhecendo os Besouros
Exposição de besouros em que o visitante pode analisar e compreender um pouco mais a respeito desses insetos, além de sua diversidade, biologia e hábitos alimentares.
 
Você sabe o que é polinização? – Um pouco sobre a reprodução das plantas
O visitante é convidado a conhecer o papel das flores na natureza e a conhecer suas características em detalhes por meio de lupas. Também serão realizados jogos em equipes e oficina de origami.
 
Quem é esse Dinossauro?
Exposição de Paleoarte do Paleoartista Maurílio Oliveira, com réplicas e fósseis de dinossauros, atividades de colorir e jogo recreativo de encaixe sobre a imagem do Maxakalisauros topai. Exibição de vídeo do projeto “Dinos Virtuais” e oficina de modelagem virtual.
 
Bichos para ver, tocar e aprender! – A Coleção Didática para empréstimo da SAE
Os visitantes encontrarão uma grande variedade de animais conservados em meio líquido e taxidermizados, que encantam crianças, jovens e adultos.
 
Homenagem ao Centenário do Professor Luiz Emydgio de Mello Filho – SEMEAR
Exposição de documentos como cartas oficiais e publicações científicas e exibição de vídeo sobre a história do botânico.
 
Ornitologia: o estudo das aves
Monitoria na sala de exposição de Aves do Museu Nacional.
 
Projeto Ciência até os ossos
Ciência através do estudo dos esqueletos humanos.
 
Visitas mediadas (6 e 7 de julho) – Até 20 pessoas por grupo
 
Herbário? O que é isso?
Visita mediada ao herbário e oficina de montagem de exsicatas.
10h30 e 13h30
 
Visitas Mediadas ao Horto Botânico
Visitas mediadas pelas trilhas do Horto do Museu Nacional.
10h e 14h
 
Visita ao Palácio de São Cristóvão
Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história do Museu, que começa ainda na época de D. João VI (em 1818) e vai até a atualidade.
11h e 14h
 
Paleontologia
Visita às exposições com foco nas pesquisas realizadas no Brasil em Paleontologia.
Dia 6 – 10h e 14h
Dia 7 – 10h 

Serviço
195 anos do Museu Nacional
5, 6 e 7 de julho de 2013
Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista
Bairro Imperial de São Cristóvão
Rio de Janeiro
Aberto de 10 às 16 horas
Entrada franca
Telefone: 21 2562-6906
www.museunacional.ufrj.br/aniversario/
 
Realização
UFRJ | Museu Nacional | Núcleo de Comunicação & Eventos
Patrocínio
SESC | CRBio-02
Apoio
Associação Amigos do Museu Nacional/SAMN | Pró-reitoria de Extensão/PR5-UFRJ
 
 
Contato
Antonio Carlos Moreira
Assessoria de Imprensa
Museu Nacional/UFRJ
imprensa@mn.ufrj.br