Nota oficial da Direção do IFCS-UFRJ

A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ divulga nota oficial acerca dos acontecimentos do último dia 20. Na ocasião, centenas de pessoas, que se manifestavam pacificamente na passeata realizada no Centro do Rio, precisaram se refugiar no interior do campus do Largo de São Francisco da UFRJ, devido à repressão por parte das forças policiais e outros indivíduos armados. Leia a nota na íntegra.

NOTA OFICIAL DA DIREÇÃO DO IFCS-UFRJ

Em vista dos acontecimentos ocorridos na noite de 20 de junho último, a Direção deste Instituto vem a público, de forma veemente, manifestar o seu repúdio aos atos de violência que fizeram com que centenas de estudantes buscassem refúgio no interior de nossas dependências. Os relatos desses estudantes testemunham, em vivas cores, o que foi a ação das forças policiais e de outros indivíduos armados de paus e pedras, que os obrigaram a se proteger em nosso prédio.

A Direção deste Instituto, centro de excelência de nível internacional no ensino, pesquisa e extensão de filosofia, antropologia, ciência política e sociologia, de grande e reconhecida tradição na defesa intransigente dos princípios democráticos e da memória dos movimentos sociais – os quais, deve-se dizer, contribuíram decisivamente para os avanços políticos e sociais verificados ao longo de nossa história -, vem protestar contra a natureza arbitrária e ilegal pela qual se passou da suposta proteção do patrimônio público ao ataque indiscriminado a jovens manifestantes reunidos pacificamente nas ruas e imediações deste Instituto.

Deve ser motivo de preocupação para todos que o Estado venha a adotar uma postura agressiva e intolerante, tratando cidadãos como inimigos e perseguindo-os pelas ruas, como foi observado e experimentado por muitos naquela longa e dura noite. Além disso, também causa extrema preocupação o fato de que grupos organizados e orquestrados para exercer a violência física contra militantes de movimentos sociais e de partidos políticos legalmente constituídos tenham agido à larga como agentes da repressão, impedindo brutalmente o direito à livre manifestação, inclusive em locais muito distantes daquele que a mídia noticiou como principal foco dos conflitos.

Externamos nosso mais profundo agradecimento a todos que compuseram uma verdadeira rede de solidariedade e apoio, no interior da UFRJ e na sociedade civil em geral, durante aqueles momentos em que foi preciso permanecer nas dependências do prédio, e aos que possibilitaram a saída dos acolhidos em segurança para o retorno aos seus lares.

Por fim, associamo-nos às vítimas dessa truculência e solidarizamo-nos com suas famílias, reafirmando a posição histórica de nosso Instituto em defesa da democracia. Neste sentido, sempre que necessário, se buscará garantir, como naquela noite, a preservação e inviolabilidade do nosso patrimônio, bem como o acolhimento, a segurança e a integridade física daqueles que se manifestam por seus direitos.

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2013.

Marco Aurélio Santana

Diretor do IFCS – UFRJ.