Categorias
Memória

Consuni aprova criação de novos departamentos na Faculdade de Medicina

Por Pedro Leite
 
O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou na quinta-feira, 13/6, a criação de três novos departamentos dentro da Faculdade de Medicina da UFRJ: Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Terapia Ocupacional e Departamento de Fisioterapia.

A criação dos departamentos já havia sido aprovada pela Congregação da Faculdade de Medicina, presidida pelo diretor Roberto Medronho, e pelo Conselho de Coordenação do CCS, presidido pela decana Maria Fernanda Quintela.

A professora Diana Maul de Carvalho, da Comissão de Ensino e Títulos do Consuni, defendeu a criação dos departamentos. Segundo a professora, os profissionais contratados para os cursos citados eram alocados em diversos departamentos, dificultando a formação de um núcleo voltado a estes cursos.

Para Diana, este é um passo em direção ao desenvolvimento deles. “Farmácia e Odontologia eram cursos da Faculdade de Medicina há cem anos, hoje são cursos independentes”, lembrou a professora. Ela ainda ressaltou que a criação dos departamentos não afeta o caráter interdisciplinar dos cursos, apenas possibilita a reunião de seu corpo docente.

Os cursos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia foram criados pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1994, sendo este último o único oferecido até hoje por uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro. O curso de Terapia Ocupacional foi criado em 2008, iniciando suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2009.