">São 944 vagas para toda a Universidade, a partir de 21 de junho. Estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do país, pública ou particular, podem se candidatar.

UFRJ abre vagas para transferência externa

Por Laura Barbosa e Pedro Leite

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está lançando edital para transferência externa especial. Serão oferecidas 944 vagas para o segundo semestre de 2013 nos cursos de graduação de toda a universidade.

Estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do país, pública ou particular, podem se candidatar à Transferência Externa Especial (TEE) e tentar fazer parte dos mais de 40 mil alunos de graduação da UFRJ.

O edital abrirá vagas inclusive para cursos de grande procura: 18 em Direito, 12 em Engenharia Química, 4 em Engenharia Civil  e 2 em Medicina. Há ainda 106 vagas abertas para o Campus da UFRJ em Macaé e 21 para o Polo de Xerém.

O processo de seleção, que não inclui prova, apresenta duas modalidades: uma delas destina-se aos alunos que fizeram o Enem 2011 e mantiveram matrícula ativa em alguma universidade no ano de 2012, para ingresso no terceiro ou quarto período da UFRJ; a outra, a alunos que fizeram o Enem 2012 e estão com matrícula ativa em 2013.1.

Em ambos os casos o candidato será avaliado através da documentação da instituição que está cursando e de sua nota do Enem. Para candidatos que prestaram o Enem 2011 a nota mínima deve corresponder a 2093,6 pontos no somatório de todas as notas do exame; no Enem 2012 a pontuação mínima é de 2407,2 pontos.

Para este edital, as vagas estarão divididas em 771 para estudantes que fizeram o Enem 2011, e 173 para os que fizeram o Enem 2012. A candidatura na UFRJ deve ser para o mesmo curso da instituição de origem do estudante.

As inscrições serão on-line no endereço www.acessograduacao.ufrj.br e deverão ser feitas nesse mesmo endereço, das 10h do dia 21 de junho às 16h do dia 26 de junho.

Acesse aqui o edital. Maiores informações no telefone 2598-9430 ou pelos e-mails acessograduacao@ufrj.br e coordacesso@acd.ufrj.br.