Halliburton inaugura Centro de Tecnologia na Cidade Universitária

Multinacional do petróleo é 13a grande empresa a se instalar no Parque Tecnológico da UFRJ.

Por George Patiño

A Halliburton anunciou hoje a abertura de seu novo Centro de Tecnologia localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro. O centro está instalado no local ideal para a Halliburton manter sua parceria com universidades brasileiras, principalmente com a UFRJ, e intensificar a ligação com clientes que atuam em águas profundas e campos maduros.

"A tecnologia tem desempenhado um papel importante na resolução dos desafios dos nossos clientes, particularmente em águas profundas do Brasil, bem como ambientes de campos maduros", disse Tim Probert, presidente de Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pela Halliburton. "Este centro no estado da arte no Brasil, perto dos nossos clientes, permite-nos acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e possibilita que a  Halliburton  ofereça mais rapidamente soluções ainda mais inovadoras para os nossos clientes", disse Probert.

“Para nós é uma grande honra receber no Parque Tecnológico da UFRJ uma empresa com a excelência e capilaridade da Halliburton, que vai se juntar a outras companhias de porte semelhante que escolheram o Rio de Janeiro e o nosso Parque para sediar suas atividades de P&D",  destacou Mauricio Guedes, diretor executivo do Parque, que está completando 10 anos em 2013.

O centro de tecnologia tem 3 andares, totalizando 7.062 metros quadrados,  laboratórios especializados, uma sala de colaboração,  uma área de testes, e salas de conferências e salas de treinamento.  A Halliburton tem fornecido produtos e serviços para a indústria de energia no Brasil há quase 60 anos. Hoje, a empresa opera em 11 localidades em todo o Brasil e emprega cerca de 2.000 pessoas no País.

Sobre a Halliburton

Fundada em 1919, a Halliburton é uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos e serviços para a indústria de energia. Com mais de 73.000 funcionários, representando 140 nacionalidades em cerca de 80 países, a empresa atende a indústria de petróleo e gás em todo o ciclo de vida do reservatório – desde a localização de hidrocarbonetos e gerenciamento de dados geológicos, à perfuração e formação de avaliação, bem construção e conclusão, e otimizando a produção por meio da vida do campo.

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ

Completa 10 anos em 2013 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, em uma área de 350 mil metros quadrados. Os investimentos são da ordem de mais de R$ 1 bilhão, no período entre 2003 e 2014. No local, estão instalados centros de pesquisa de pelo menos 13 grandes empresas, seis laboratórios da COPPE e um total de 28 empresas, sendo 19 start ups, localizadas na Incubadora COPPE/UFRJ, e nove pequenas e médias empresas. Cerca de 3 mil pesquisadores  trabalharão nas empresas que estão sendo instaladas no Parque. A incubadora da COPPE, por onde já passaram outras 48 empresas de base tecnológica que já foram graduadas, também faz parte do Parque Tecnológico da UFRJ.