UFRJ oferece vagas para transferência externa e mudança de curso

Por Laura Barbosa

A UFRJ está com editais abertos para Transferência Externa Especial e Mudança de Curso ou Campus/Polo. Ao todo serão oferecidas 2.177 vagas para o segundo semestre de 2013 nos cursos de graduação de toda a universidade.

Estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do país, pública ou particular, podem se candidatar à Transferência Externa Especial (TEE). O edital do processo de seleção, que não inclui prova, apresenta duas modalidades: uma delas destina-se aos alunos que fizeram o Enem de 2011 e mantiveram matrícula ativa em alguma universidade no ano de 2012, para ingresso no terceiro ou quarto período da UFRJ; a outra, a alunos que fizeram o Enem de 2012 e estão com matrícula ativa em 2013.1.

Em ambos os casos o candidato será avaliado através da documentação da instituição que está cursando e de sua nota do Enem. Para o Enem de 2011 a nota mínima deve corresponder a 2093,6 pontos no somatório de todas as notas do exame; no Enem de 2012 a pontuação mínima é de 2407,2 pontos.

A candidatura na UFRJ deve ser para o mesmo curso da instituição de origem do estudante. Para este edital estão disponíveis 944 vagas: 771 para estudantes que fizeram o Enem de 2011 e 173 para os que fizeram o Enem 2012.

Já os alunos da UFRJ podem se inscrever para a mudança interna de curso através do Edital Mudança de Curso e Mudança de Campus/Polo, correspondente à alteração de curso de graduação presencial de alunos regularmente matriculados na universidade para outro curso de qualquer unidade da UFRJ.

O edital disponibiliza para 2013.2 um total de 1.173 vagas. O polo de Macaé destaca-se com 71 vagas em cursos nas áreas da Saúde, Engenharia, Química e Biologia.

O estudante deve ter um mínimo de 16 créditos cursados com aproveitamento em 2013, avaliados através do Comprovante de Inscrição em Disciplinas (CRID) correspondente ao mesmo período, e fará uma prova específica de etapa única mediante as normas complementares do curso ao qual está se candidatando. A nota mínima e eliminatória é de 5 pontos dos 10 equivalentes ao total da prova.

Mais informações na página http://www.acessograduacao.ufrj.br/ ou pelo telefone 2598-9430.