Com reforma de prédio, Reitoria anuncia bolsa especial para moradores da Residência Estudantil

Primeira reforma geral em toda a história do local prevê desocupação de blocos e remanejamento de moradores.

A Reitoria da UFRJ vai conceder bolsa especial a alunos moradores da Residência Estudantil, na Cidade Universitária. Com a reforma geral, prevista para o início de julho, um bloco do prédio deverá ser interditado e desocupado para o início das intervenções.

Em virtude da necessária desocupação provisória, a universidade concederá o benefício para que os estudantes custeiem despesas com moradia fora do campus. A medida visa à garantia de segurança dos moradores, que não poderiam permanecer no local por conta das intervenções elétricas, hidráulicas, entre outras.

Os alunos, que hoje recebem auxílio no valor de R$ 550,00 (R$ 400,00 de Bolsa Manutenção e R$ 150,00 de ajuda de custo para transporte), passarão a receber mais R$ 650,00, para financiarem aluguéis.

O valor foi sugerido pela Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), a partir de pesquisa sobre o custo médio de vagas para moradia no Rio de Janeiro, mediante consulta prévia à Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças e aprovação junto ao Conselho de Ensino de Graduação, em sessão de 8 de maio.

Dos atuais 363 moradores, 205 receberão, a partir deste mês, os R$ 1.200,00, resultantes do somatório dos benefícios antigo e atual. Para receberem o Benefício Moradia Emergencial, os alunos fizeram adesão voluntária ao programa. Eles deverão desocupar os quartos em até 30 dias após o recebimento da primeira parcela, apresentando à SuperEst comprovante de nova residência provisória, até a conclusão das obras.

A obra começará pelo bloco feminino. A partir de junho, apenas o bloco masculino terá moradores, que serão distribuídos de forma mista pelos 250 quartos do local. Concluída a primeira etapa, eles serão novamente remanejados, para reforma do bloco masculino.

A reforma entregará 504 quartos totalmente novos aos estudantes beneficiados pelo serviço. A primeira etapa, emergencial, inclui a parte interna dos módulos (estruturas de um ou mais quartos), o espaço de circulação dos andares, o telhado e as instalações elétrica e hidráulica. A segunda está concentrada no térreo, onde funcionam serviços administrativos, laboratórios de informática, refeitório, blocos de estudos, biblioteca e área de convivência dos estudantes. Já a terceira etapa contemplará a reforma de fachada e esquadrias.

As obras terão início na segunda semana de julho e terminam em 20 meses. Esta será a primeira reforma geral no local, uma reivindicação antiga dos estudantes. Cerca de R$ 10 milhões serão investidos pela UFRJ no projeto.