Livro debate o papel da prova de redação no acesso à UFRJ

Será lançado no próximo dia 3 (segunda-feira), a partir das 18h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, o livro A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos, do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Editado pela Editora UFRJ, a obra é o resultado de dois anos de pesquisa e análise de provas de redação do concurso de acesso à UFRJ, realizadas entre 1988 e 2007. De acordo com o autor, o objetivo foi verificar quais efeitos e desdobramentos sobre o ensino teve a prova de redação no processo seletivo. “Em linhas gerais, a conclusão é que, de fato, a redação foi fundamental, pois ela passou a constituir-se quase como uma disciplina acadêmica. Por outro lado, também virou um produto escolar como qualquer outro”, resume o docente.

Concluído antes da adoção integral do Enem no processo seletivo de acesso à UFRJ, o livro não contempla os efeitos desse modelo no momento atual. No entanto, no posfácio, o autor faz uma análise crítica à adesão. “Exames dessa ordem não devem estar sujeitos à histórica instabilidade de órgãos de estrutura superior do governo federal,  e também a universidade perderia um importante espaço de interlocução com a educação básica”, analisa.

No evento de lançamento da obra, haverá um debate, em que estará presente, além do autor, o professor Luiz Otávio Langlois, ex-coordenador acadêmico da Comissão de Vestibular da UFRJ. O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque fica no andar térreo do prédio da Decania do CFCH. O endereço é Avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha. A entrada é franca.

O livro também estará à venda na “9ª Feira do Livro das Editoras Universitárias”, entre 3 e 7 de junho, no campus da Praia Vermelha.

O autor

Marcelo Macedo Corrêa e Castro tem licenciatura em Português-Literaturas e doutorado em Educação. Lecionou por 17 anos em turmas noturnas de colégios estaduais do Rio de Janeiro e, de 1996 a 2005, foi avaliador, supervisor e membro da banca de elaboração de provas no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. Atualmente é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).