José Antunes Rodrigues recebe título de Doutor Honoris Causa

Por Laura Barbosa

Em cerimônia na última sexta-feira, 10/5, o professor emérito da UFRJ José Antunes Rodrigues recebeu a outorga do título de Doutor Honoris Causa. A premiação foi solicitada pelo Instituto de Biofísica, em razão dos estudos realizados pelo professor ao longo de sua carreira científica na área da Fisiologia, demonstrando, dentre outras coisas, a importância do controle neural na ingestão salina e o papel do sistema nervoso no controle do equilíbrio hidromineral.

Prestigiaram o evento o reitor da UFRJ, Carlos Levi, o vice-reitor, Antônio Ledo, a diretora do Instituto de Biofísica, Sandra Maria Azevedo, familiares, alunos e amigos de José Antunes, além de uma comissão de honra composta pelos professores Denise Pires de Carvalho, Doris Rosenthal, Luis Carlos Reis, Patrícia Rieken Macedo Rocco, Marcelo Morales e o emérito Antônio Paes de Carvalho. A professora Carmen Cabanelas Pazos de Moura iniciou as homenagens apresentando o histórico do professor Antunes.

Dos mais de trezentos trabalhos publicados pelo professor, Carmen ressaltou as publicações em periódicos de primeira linha, como o Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, a produção de 34 capítulos de livros e a edição de sua única e emblemática obra: Neuroendocrinologia Básica e Aplicada. Ela destacou, ainda, sua intensa atividade de orientação científica no nível da pós-graduação, na qual se mostra sempre dedicado, entusiasmado e incentivador. “Dizem que se avalia o mestre pelo sucesso dos seus alunos. Nesse quesito ele se revelou um grande mestre”, completou.

A diretora do Instituto de Biofísica e o vice-reitor também fizeram suas homenagens. Sandra Maria, em um discurso emocionado, abordou não só o lado cientista, mas o exemplo de vida de Antunes. Falou de seu sucesso na produção de recursos humanos e também como pai, graças à paixão e alegria que coloca em tudo que faz. “Não é porque nós fazemos ciência que podemos esquecer que a gente só é bom fazendo aquilo que gosta. Que isso sirva de exemplo para todos nós”, disse, recebendo um abraço de José Antunes. “Essa paixão que o senhor nos desperta, essa emoção, não é à toa. Ninguém faz isso só pelos seus trabalhos e orientações, mas pela pessoa que é”, apontou o vice-reitor, Antônio Ledo.

Ao fim das homenagens aconteceu a entrega oficial do título. Saudando e agradecendo às pessoas presentes, o professor José Antunes falou da admiração pela UFRJ e da sua importância como “celeiro e polo irradiador para a Fisiologia de todo o país e para o exterior”. E ressaltou: “Uma das coisas que nos enaltece é ver como temos gente competente. A ciência não tem pátria, mas cientista tem. Não podemos deixar no exterior os jovens talentos brasileiros”.

Carlos Levi declarou, em nome da UFRJ, o orgulho e a satisfação de incorporar a seu rol de doutores Honoris Causa o professor José Antunes, devido a sua grande importância acadêmica e científica. “O mundo universitário tem suas idiossincrasias, mas, apesar disso, é bastante sensível ao reconhecimento das qualidades e das possibilidades de um acadêmico”, disse, finalizando com seu discurso a cerimônia.