UFRJ apresenta encontro sobre a guerrilha do acesso aberto

A UFRJ promoverá um encontro que tem como objetivo responder à chamada de Aaron Swartz, programador americano e ativista da internet, criador do Manifesto da Guerrilha do Acesso Aberto, que incitava liberar o conhecimento científico bloqueado por corporações privadas dos direitos autorais.

Três anos depois de lançar o manifesto, o hacker enfrentou a perseguição do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do governo dos Estados Unidos por liberar um arquivo de artigos acadêmicos. Sem resistir à pressão, ele se suicidou em janeiro de 2013, aos 26 anos de idade. Outros hackers do conhecimento aberto, como Bradley Manning e os criadores de Pirate Bay, estão atualmente na prisão, com destinos incertos.

O evento discutirá questões sobre como a situação desses jovens nos afeta como pesquisadores, internautas, cidadãos e estudantes da universidade pública.

O encontro será apresentando por Paulo Souto, pesquisador do MediaLab da UFRJ, e pelo Pontão da ECO. Está marcado para o dia 9/5, das 18h às 21h, no Laguinho da Escola de Comunicação Social da UFRJ −  Av. Pasteur, 250.

Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail deborahaaraujo@gmail.com.