Veja.vis, uma pesquisa em destaque

Por: Viviane Tufanni
A UFRJ apresenta, no próximo dia 9/5, uma palestra com Marcio Santos, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

O palestrante falará sobre sua pesquisa Veja.vis, que busca demonstrar a potencialidade da investigação em Ciências Sociais aliada às tecnologias de análise quantitativa de dados. Marcio também fez um estudo de fatores culturais através de processamento de dados em larga escala com a produção e aplicação de algoritmos culturais de reconhecimento de faces, gênero, entre outros, para tratar de temas que levariam décadas para serem obtidos em extensas pesquisas em bibliotecas e acervos.

Além de dados quantitativos, o pesquisador criou também algoritmos qualitativos com o intuito de debater como a revista com maior circulação nacional vem tratando de alguns temas em suas capas.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail deboraharaujo@gmail.com. A palestra será às 14h30, no MediaLab UFRJ – sala 106 da Escola de Comunicação Social – Av. Pasteur, 250.

Para mais informações sobre o MediaLab UFRJ, acesse o site http://medialabufrj.wordpress.com/.