UFRJ recebe jovens da “Jornada Mundial da Juventude”

A UFRJ está se preparando para receber cinco mil jovens que virão ao Rio de Janeiro para a “Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), em julho deste ano.  Segundo Paulo Ripper, vice-prefeito da UFRJ, os participantes serão alocados “em algumas áreas externas (em acampamentos) e, possivelmente, em algumas salas de aula, a partir da disponibilidade desses locais”.

A comissão organizadora do evento fez uma visita ao campus da Cidade Universitária, com o objetivo de conhecer as localidades disponíveis e ajudar a decidir as áreas em que os jovens serão alocados. “Apresentamos as áreas que poderiam servir como acampamento e as salas de aula da Faculdade de Letras e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e os ginásios da Escola de Educação Física e Desportos. A Reitoria irá entrar em contato com as unidades para verificar a disponibilidade nos locais que poderão servir para alojar os peregrinos”, afirma Ripper.

Há 100 dias do início do evento ainda existem pendências, mas a UFRJ e a organização da JMJ estão seguras que tudo será resolvido com antecedência.“A UFRJ é uma instituição de ensino, da qual foi solicitado o apoio para abrigar os peregrinos e iremos colaborar na medida do possível com a Cidade do Rio de Janeiro, sem comprometimento de nossas atividades”, destaca Paulo Ripper.

A UFRJ aproveita a experiência que teve com a “Rio +20”, quando acolheu 400 jovens em suas dependências, para reforçar a questão do transporte público dentro do Campus Universitário e entre os campi.

Segundo o vice-prefeito, será fornecido um esquema especial de transporte pela própria organização do evento. Essa questão é importante, visto que não há confirmação de que ocorrerão eventos relacionados à jornada dentro do campus e, mesmo que ocorram, os mais importantes acontecerão em Copacabana, na Quinta da Boa Vista, no Rio Centro, em Guaratiba e em paróquias espalhadas pela cidade.

Além de transportes, a JMJ disponibilizará 500.000 kits compostos de mochila, camisa, boné, squeeze, bíblia, livro litúrgico e guia turístico aos jovens inscritos. Também serão servidos aos participantes 10 milhões de kits de café da manhã e lanches.

A universidade entende que o evento vai trazer jovens de diversas partes do mundo para o Rio de Janeiro, dando a eles a oportunidade de conhecer um pouco da realidade carioca e brasileira. “Isso se torna importante na medida em que, na volta para casa, eles poderão se inspirar nas coisas positivas, mas também poderão pensar em como transformar as coisas negativas que viram para um futuro melhor para a humanidade”, acredita Ripper.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica e que reúne milhares de jovens de todo o mundo, mostrando o testemunho de uma fé viva e em constante renovação. O encontro acontece em intervalos que variam de dois a três anos pelas dioceses  de diferentes países e tem como objetivo passar aos jovens os ensinamentos de Cristo. Nesses encontros, os jovens podem encontrar com o Papa e participar de diferentes atividades, como catequeses, eventos culturais, momentos de partilha, entre outros.

Este ano, a JMJ acontece no Rio de Janeiro, pela primeira vez no Brasil. Marcará a primeira vinda do Papa Francisco, eleito em março deste ano, ao país, e talvez o seu principal evento internacional desde que está no cargo. De acordo com a organização da JMJ, são esperados 2 milhões de peregrinos na cidade, que serão alocados em instituições ou casas de família, durante o período de 21 a 30 de julho.