">A Agência de Inovação da UFRJ e o Instituto ReAbilitArte realizam o “1º Fórum Universitário de Acessibilidade ReAbilitArte, no dia 26 de abril. Saiba mais.

Encontro debate direito de pessoas com deficiência

Fabrício Nogueira

A Agência de Inovação da UFRJ e o Instituto ReAbilitArte realizam o “1º Fórum Universitário de Acessibilidade ReAbilitArte − UFRJ”,  que reunirá profissionais e atores sociais envolvidos com a área de inclusão e tecnologia. O objetivo é promover um debate acerca do direito de as pessoas com deficiência poderem utilizar os bens públicos e participar da vida em sociedade da mesma forma que as demais.

No dia 25 de abril, ocorrerá uma oficina que confeccionará um Mapa de Acessibilidade do Rio de Janeiro, cujo intuito é mostrar o panorama da cidade em termos de adequação ou não dos ambientes públicos às necessidades de pessoas com deficiência.

A UFRJ atua nessa área por meio do Núcleo Pró-Acesso e Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários (Dinaac), que trabalha procurando soluções para que prédios, calçadas e toda a infraestrutura da universidade estejam adequados às necessidades de qualquer pessoa, e não apenas de portadores de deficiência física.

A UFRJ conta também com o projeto Dosvox, realizado pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE). Trata-se de um sistema operacional para computadores adaptado para o uso de deficientes visuais.

O evento acontece no dia 26 de abril, no auditório CT 122, na Coppe,  Avenida Horácio Macedo, 2.030, Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Instituto ReAbilitArte até 19 de abril.