Hospital-Escola São Francisco de Assis tem nova direção

Na manhã de terça-feira (20/3), Maria Catarina Salvador da Motta tomou posse como nova diretora  do Hesfa-UFRJ e Roberto José Leal como novo vice-diretor. A cerimônia ocorreu no auditório do pavilhão da Maternidade Thompson Motta, na presença vice-reitor, Antônio Carlos Ledo, da decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS),  professora Maria Fernanda Quintela, e da diretora da Escola de Enfermagem  Anna Nery (EEAN), Neide Aparecida Alvim.

Maria Fernanda Quintela iniciou sua fala abordando os projetos do hospital. "O Hesfa está num momento de transição, momento em que nós temos uma nova proposta, mais acadêmica, integrando as atividades de assistência com as atividades de extensão, fortalecendo essas três atividades de uma forma integrada."  Ela ainda ressaltou o desafio dos novos empossados:  "Dificuldades serão enfrentadas, pois pegaram a instituição numa fase de transição, com uma grande reforma estrutural, e também por questões políticas e novos formatos na gestão pública, é infinitamente um desafio tomado durante a nova gestão".

A decana lembrou ainda as necessidades de fortalecer as parcerias. "Fortalecer as parcerias que já existem, com a Faculdade de Medicina, com a Escola de Enfermagem Anna Nery, para que com esse fortalecimento possamos contribuir para melhor formação dos nossos estudantes da área de saúde, incluindo as áreas sociais e a área de  psicologia."

Roberto José Leal ressaltou os avanços que ele vem presenciando: "Os vários avanços estão se consolidando no momento, como o restauro que é visível, os compromissos que a gente vem percebendo".

Maria Catarina saudou os colegas, a família e todos os presentes, em especial  a professora Neide, que cedeu o espaço para a cerimônia. A nova diretora continuou seu discurso dizendo que o desafio para a nova gestão é a construção do projeto de mestrado profissional multiconstitucional. "Nesta gestão seguiremos o caminho do equilíbrio, da busca e discernimento diário necessário para o enfrentamento dos grandes desafios que virão nesse processo de restauro que hoje é realizado pelo Hesfa", acrescentou.

A diretora finalizou o discurso com uma citação  do papa Francisco: "Finalizo citando o nosso querido papa Francisco, repetindo suas sábias palavras e almejando os caminhos da fraternidade, de amor e confiança entre nós; peço a sua bênção, papa Francisco, e força para continuar acreditando no que não está garantido; e o `sim` necessita do nosso empenho, sacrifício e dedicação. Convido todos a ingressar nessa causa em favor do ensino e da sociedade brasileira ", concluiu, emocionada.