Parque Tecnológico vai sediar Centro de Pesquisas do BG Group

Na comemoração dos seus dez anos, Parque anuncia construção do Centro Global de Tecnologia do BG Group, com sede no campus da Cidade Universitária.

O Parque Tecnológico do Rio/UFRJ iniciou, no dia 11 de março, as comemorações pelos dez anos de sua inauguração anunciando a construção do Centro Global de Tecnologia do BG Group, que ficará sediado no campus da UFRJ, na ilha da Cidade Universitária.

À cerimônia do “Lançamento da Pedra Fundamental” compareceram autoridades dos governos federal e estadual, além de executivos do BG Group e da BG Brasil, entre os quais Marcelo Vertis, subsecretário de estado de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro; o reitor da UFRJ, professor Carlos Levi; Elias Souza, superintendente da Agência Nacional do Petróleo; o CEO do BG Group, Chris Finlayson; o presidente da BG Brasil, Nelson Silva; e o diretor executivo do Parque, Maurício Guedes.

No total, os investimentos no Parque, feitos pelas empresas, são da ordem de mais de R$ 1 bilhão no período entre 2003 e 2014. Durante o evento, o diretor executivo do Parque também destacou a importância de a BG ser a primeira operadora de petróleo a se instalar no terreno. “A área de óleo e gás é uma das maiores vocações do Parque Tecnológico, e a presença da BG aqui vai contribuir muito para projetos de pesquisa e desenvolvimento”, destacou.

Na ocasião, o presidente do BG Group entregou uma carta de intenções ao reitor da UFRJ na qual afirma a intenção da empresa em colaborar na área de pesquisa e projetos multidisciplinares relacionados a rochas carbonáticas. A pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da capacidade da indústria de prever as características dos reservatórios e melhorar o nível de recuperação de óleo.

Para Carlos Levi, “a carta de intenções marca o início de uma duradoura parceria entre a UFRJ e a BG Brasil, que vai trazer benefícios à exploração e ao desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal no Brasil”.

Segundo o presidente do BG Group, Chris Finlayson, que fez sua primeira viagem ao país na condição de alto executivo da multinacional, “o BG Group será a primeira empresa global  a ter seu núcleo de tecnologia centralizado no Brasil, permitindo o investimento em pesquisa e desenvolvimento por meio de parcerias com instituições e empresas brasileiras”.

O Parque Tecnológico chega aos 10 anos com uma área de 350 mil metros quadrados praticamente ocupada e, por isso, trabalha em parceria com o governo do estado e a prefeitura do Rio no sentido de ampliar seu terreno.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Parque Tecnológico
Fotos: William Santos