UFRJ promove palestras sobre o “Ciências sem Fronteiras”

Fabrício Nogueira

Neste mês de março, a coordenação do “Ciências sem Fronteiras” (CsF) na UFRJ promove três palestras sobre o programa do governo federal.

A primeira palestra sobre o CsF na Holanda, com a participação da Nuffic Neso Brazil, uma representação oficial do ensino superior holandês no país, aconteceu hoje (6/3), das 11h30 às 12h45, no Salão Azul do Instituto de Biologia, na Av. Carlos Chagas Filho, 373, bloco A, térreo, na Cidade Universitária.

O objetivo foi orientar os estudantes sobre o “Ciência sem Fronteiras Holanda”, que possui algumas peculiaridades em relação ao edital dos outros países, além de informá-los sobre as outras possibilidades de bolsas oferecidas pelos Países Baixos.

A palestra sobre o CsF no Reino Unido, com a participação de um representante da Universidade de Birmingham, será no dia 7 de março, das 12h às 14h, no auditório da FAU, localizado na Av. Pedro Calmon, 550, Prédio da Reitoria, 4º andar, Cidade Universitária.

A intenção é explicar o funcionamento do CsF no Reino Unido e divulgar as oportunidades acadêmicas oferecidas pela Universidade britânica.

A última palestra sobre a participação da Alemanha no CsF está marcada para o dia 11 de março, das 12h às 13h30, no Auditório André Rebouças, que fica na Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia (CT), bloco D, 2º andar, na Cidade Universitária.

O programa “Ciências sem Fronteiras” busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).