Alunos de RI debatem “Temas Controversos em Direitos Humanos”

O curso de Relações Internacionais (RI) realiza, a partir do dia 20, o seminário “Temas Controversos em Direitos Humanos”. Dirigido a estudantes de graduação em RI, o evento terá ainda atividades nos dias 26 e 27 de fevereiro, sempre das 18h30 às 20h30, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque.

De acordo com a professora Ana Cláudia Tavares, que organiza o seminário, os temas controversos “foram extraídos dos desafios da implementação dos direitos humanos apontados por Flávia Piovesan (procuradora-geral do Estado de São Paulo e professora-doutora da PUC-SP) em seu livro Direitos Humanos e Justiça Internacional”. São sete temas ao todo, que serão desenvolvidos pelos alunos, ao longo dos três dias de evento:

– 1º dia: Universalismo vs. relativismo cultural, Laicidade estatal vs. fundamentalismos religiosos e Direito ao desenvolvimento vs. direito ao meio ambiente equilibrado.

– 2º dia: Proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais vs. dilema da globalização econômica e Respeito à diversidade vs. intolerância.

– 3º dia: Combate ao terrorismo vs. preservação de direitos e liberdades públicas e Direito da força vs. força do direito.

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque fica no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.

Fonte: Setor de Comunicação do CFCH.