Coppead tem um dos cem melhores MBAs do mundo

UFRJ figura pela décima vez em ranking do jornal britânico Financial Times.

Assessoria de Imprensa – Coppead

COPPEAD - UFRJPela décima vez desde 2001, o Instituto Coppead de Administração da UFRJ figura no conceituado ranking das cem melhores escolas de negócios do mundo, divulgado pelo jornal britânico Financial Times.

Como em outras ocasiões, a instituição é a única representante da América do Sul e, dentro da América Latina, foi a mais bem colocada nos programas Full Time MBA (que equivalem ao mestrado no Brasil), ocupando o 66º lugar.

A única outra escola latino-americana ocupa a nonagésima posição no ranking. Vários fatores contribuíram para a excelente performance alcançada, como o sucesso profissional dos ex-alunos, que além da boa recolocação no mercado, três anos após a conclusão do curso têm um upgrade na carreira, com o acréscimo salarial médio, em dólares, de 141% em relação ao último emprego. O Coppead também ocupa o primeiro lugar no quesito "Value for Money", ou seja, valor agregado.

A experiência internacional proporcionada aos alunos durante o curso também é um quesito cada vez mais valorizado pelas organizações avaliadoras. Nele, o Coppead tem se destacado em 12º lugar no ranking FT 2013. Nos últimos anos, mais da metade das turmas de mestrado tem ingressado em programas de intercâmbio, cursando disciplinas em universidades do mundo todo, o que acontece também em movimento inverso, já que cada vez mais cresce a presença de estrangeiros na instituição. O Coppead tem parceria com 41 instituições em todos os continentes.

Entre os pontos fortes do programa, apontados pelos alumni entrevistados pelo Financial Times, estão as áreas de Estratégia Corporativa, Finanças, Logística, Economia e Comportamento Organizacional.  Os principais objetivos que os levaram a escolher o Full time MBA do Coppead foram: aumento salarial, educação de gestão de negócios de qualidade, mudança de carreira e networking. Todos os objetivos foram atingidos.

No ranking atual, o Coppead se encontra entre as 24 escolas do mundo com percentual máximo (100%) de professores-doutores em tempo integral, que é altamente relevante para a análise realizada. Contribuíram ainda para o êxito da escola os quesitos da participação feminina nos quadros docente, discente e de direção.

O reconhecimento do padrão internacional do Instituto Coppead de Administração da UFRJ é também comprovado pelo Selo de Qualidade EQUIS (European Quality Improvement System), conquistado pela Escola desde 2006. A certificação é dada a instituições de ensino em Administração e Gestão de Negócios que, comprovadamente, atendam aos padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela European Foundation for Management Development (EFMD).

Confira o ranking no site do Financial Times.