">Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) da UFRJ tem inscrições abertas até 25 de janeiro, para projetos de extensão.

Soltec abre inscrições para vaga de bolsista

O Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) da UFRJ está com inscrições abertas, até o dia 25 de janeiro, para os alunos que desejarem se tornar bolsistas do programa. O Soltec é um núcleo interdisciplinar de extensão, pesquisa e ensino voltado para os alunos de graduação da UFRJ.

São diversos os projetos desenvolvidos que têm como tema a produção de conhecimento para desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de tecnologias para projetos sociais. As principais iniciativas do Soltec/UFRJ são: Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca no Litoral Fluminense (Papesca); Tecnologias de Informação para Fins Sociais; Rede de Informação e Pesquisa em Resíduos (Riper); Laboratório de Informática pela Educação; Projeto Comunicação Comunitária e Novas Tecnologias; Mapeamento Energético para aproveitamento de fontes alternativas em Paraty; Projeto Pesquisa-Ação; 10º Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (X ENEDS); e Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para uma formação mais completa dos estudantes da UFRJ, a partir dessa interação entre universidade e sociedade.

Os bolsistas do programa de extensão do Soltec deverão cumprir uma jornada de trabalho de 20 horas semanais e receberão uma bolsa no valor de R$ 400, 00. Além disso, a participação no programa pode equivaler como estágio obrigatório. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e enviar uma cópia do currículo por e-mail para soltec@poli.ufrj.br.